CCT debate transferência dos canais da TV aberta para internet 4G — Rádio Senado

CCT debate transferência dos canais da TV aberta para internet 4G

LOC: DETALHAR O PROCESSO DE TRANSFERENCIA DOS CANAIS DE TV ABERTA PARA O SINAL DIGITAL E O USO DA FAIXA PELA TELEFONIA DE 4G. 

LOC: ESSE FOI O OBJETIVO DA AUDIÊNCIA PUBLICA QUE ACONTECEU NA COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO SENADO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Assim como as rodovias, as faixas de rádio têm limites e sinalização para transmitir os sinais de rádio, televisão e telefonia. A faixa de 700 megahertz, hoje, é usada pelos canais de televisão em UHF. A proposta da Anatel é que, com o fim da digitalização dos canais de TV aberta, a faixa seja utilizada para a expansão da tecnologia de 4G, com serviços de voz e internet rápida. Os participantes da audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia destacaram as vantagens do uso da faixa de 700, como ampliar o alcance da banda larga para as áreas rurais, a melhora da recepção do serviço de 4G nas áreas internas de residências e prédios públicos e a possibilidade de criar uma rede integrada de comunicação na segurança pública. Os especialistas alertaram que o Ministério das Comunicações e a Anatel precisam trabalhar para evitar a interferência do uso do 4G nas transmissões de TV digital. A representante da área de comunicação eletrônica do Ministério das Comunicações Patrícia Ávila, destacou que a licitação da faixa de 700 megahertz para a telefonia de 4G só vai ser liberada depois do remanejamento dos canais analógicos na faixa digital e dos estudos dos casos de interferência. 

(Patrícia Ávila) “e o compromisso do ministro que foi alvo inclusive de um oficio pra Anatel, que é a realização da licitação depois do replanejamento de canais e de identificadas e definidas as ações para os problemas de interferências. 

(Repórter) Para o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, a discussão sobre o uso da faixa de 700 megahertz é essencial para o avanço de outras políticas ligadas à informática e comunicação no Brasil. 

(Aníbal Diniz) . “aprovamos o Marco Civil da Internet. Temos, agora, o debate sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que precisa ser aprofundado, e existe uma comissão específica para trabalhar nesse tema aqui na CCT. Todavia, tudo isso pode ficar prejudicado se não definirmos o espaço para trabalharmos com internet de alta velocidade. 

(Repórter) A CCT pretende estender a discussão do tema com mais uma audiência pública. Para o segundo encontro, foram convidados representantes da Agencia nacional de telecomunicações, da associação brasileira de emissoras de rádio e televisão, do sindicato nacional das empresas de telefonia e de serviço móvel pessoal e o conselho de comunicação social do Congresso Nacional.
29/04/2014, 07h27 - ATUALIZADO EM 29/04/2014, 07h27
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00