Randolfe quer que PEC que desmilitariza as polícias seja colocada em votação — Rádio Senado

Randolfe quer que PEC que desmilitariza as polícias seja colocada em votação

LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, QUER QUE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE ALTERA O MODELO DE POLÍCIA ADOTADO NO BRASIL SEJA COLOCADA NA PAUTA DE VOTAÇÃO. 

LOC: A PROPOSTA PREVÊ A DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS, REDEFINE O SEU PAPEL E TRANSFERE PARA OS ESTADOS A DECISÃO SOBRE SEU FUNCIONAMENTO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) Para o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, é preciso haver inteligência, integração e humanização da polícia brasileira para o combate eficiente do crime. Em sua avaliação, o atual modelo é repressivo e foi criado nos moldes da doutrina militar, na época da ditatura, e, na maioria das vezes, atua contra os mais pobres. 

(Randolfe Rodrigues) “Há um modelo de polícia que tem de ser desmontado. É necessário conceber um outro modelo de polícia. Nós não queremos uma polícia brutal e burra. Nós queremos uma polícia inteligente e eficiente para atuar contra o verdadeiro crime. O verdadeiro crime organizado não está entre os mais pobres”. 

(Repórter) Na opinião do senador, a manutenção do modelo atual tem o objetivo de impedir as manifestações populares durante os eventos esportivos que o Brasil vai sediar. 

(Randolfe Rodrigues) “Na verdade, a manutenção deste aparato repressivo só atende um interesse: desmantelar manifestações que desagradem os interesses corporativos e os interesses dos lucros que vão ser ganhos na época de Copa do Mundo e, daqui a dois anos, quando vão ter Olimpíadas”.  

(Repórter) A proposta é de autoria do senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça. 
24/04/2014, 08h15 - ATUALIZADO EM 24/04/2014, 08h15
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00