Senadores esperam decisão do STF sobre CPI da Petrobras — Rádio Senado

Senadores esperam decisão do STF sobre CPI da Petrobras

LOC: OS SENADORES ESPERAM UMA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDEAL SOBRE A CPI DA PETROBRAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO INSISTE EM INVESTIGAR APENAS A ESTATAL ENQUANTO A OPOSIÇÃO QUER INCLUIR TAMBÉM SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM SÃO PAULO E PERNAMBUCO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, deve se manifestar em breve sobre o pedido da oposição pela instalação imediata da CPI exclusiva da Petrobras. Em resposta ao PSDB, DEM, PSOL e senadores independentes, que querem investigar denúncias de superfaturamento e cobrança de propina na estatal, os governistas pediram uma CPI para apurar também supostas irregularidades nos governos de São Paulo e Pernambuco. Diante do impasse, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, decidiu pela CPI ampliada, assim como a Comissão de Constituição e Justiça. Ele vai aguardar a decisão do Supremo para também definir se a CPI da Petrobras será exclusiva do Senado ou Mista, com a participação de deputados nas investigações, conforme dois requerimentos lidos na sessão do Congresso Nacional. 

(Renan Calheiros) É importante primeiro que tenhamos uma decisão do Supremo com relação ao que podemos fazer por ocasião da criação da CPI quando você tem vários requerimentos. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, entende que a decisão da CPI não passa mais pelo Congresso Nacional. 

(Aloysio Nunes Ferreira) O Supremo é que dará a última palavra nesta matéria. Essa é uma questão constitucional. Trata-se do direito das minorias proporem CPIs. O Supremo falou está falado. 

(Repórter) O relator do questionamento na Comissão de Constituição e Justiça, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, negou que a ampliação das investigações seja uma manobra para não se aprofundar nas denúncias contra a Petrobras. Ele ressaltou que caberá ao Supremo definir o que é fato relacionado numa CPI. 

(Romero Jucá) O que estamos discutindo é a interpretação de um artigo da Constituição. Queremos investigar e punir os culpados. Agora, como a CPI vai ocorrer vai depender de uma definição do Supremo. 

(Repórter) Após a decisão do Supremo, a CPI da Petrobras deverá ser instalada.
16/04/2014, 06h28 - ATUALIZADO EM 16/04/2014, 06h28
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00