Comissão debate alta tributação das bicicletas
LOC: A SUBCOMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO DO SENADO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA A ALTA TRIBUTAÇÃO DAS BICICLETAS.
LOC: AS REIVINDICAÇÕES SE BASEARAM NA REDUÇÃO DOS IMPOSTOS E EM INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E POLÍTICAS PARA O SETOR. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.
(Repórter) Os altos impostos aplicados no setor de bicicletas foi o tema de audiência pública na Subcomissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O presidente da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Marcelo Maciel, destacou a alta carga tributária, que atinge quase todo o valor do produto.
(Marcelo Maciel) A produção nacional é onerada em oitenta por cento em imposto que incluem PIS e COFINS, imposto de importação, que se utiliza muito a peça ainda importada, IPI e ICMS. E nesse levantamento, não foi considerado o imposto de renda e contribuição social.
(Repórter) O líder da Rede Bicicleta para Todos, Daniel Guth, ressaltou que apenas infraestrutura não é suficiente para incentivar o meio de transporte alternativo.
(Daniel Guth) A bicicleta, ela é uma economia de rede por excelência. Não adianta só investir em infraestrutura se você não tem uma política industrial ou uma política tributária que beneficie a bicicleta. Não adianta investir em educação se você também não investe em infraestrutura. Uma área está ligada à outra e todas elas tem conexão entre elas.
(Repórter) Representante da ONG Rodas da paz, Pérsio Davison pediu a redução do IPI das bicicletas justificando que esse é principal meio de transporte das famílias com renda de até mil e duzentos reais mensais.
(Pérsio Davison) Ela beneficia a população de menor renda. É fundamental a isenção de IPI da bicicleta porque ela vai dar benefício às pequenas cidades que tem menor dinamismo econômico.
(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, afirmou que o governo não têm ouvido as discussões que estão sendo feitas sobre o tema.
(Inácio Arruda) Nós temos insistido, aqui do Congresso Nacional, várias Medidas Provisórias que tratam de questão tributária tem sido debatidas, discutidas, sobretudo desoneração para várias cadeias produtivas, e não temos sido ouvidos adequadamente em relação à questão das bicicletas. Portanto, eu espero que o nosso ministro esteja acompanhando e que possa dar umas pedaladas conosco, que aí facilita todo o nosso trabalho.
(Repórter) O tema faz parte de um ciclo de debates sobre os desafios da reforma urbana no Brasil.
LOC: AS REIVINDICAÇÕES SE BASEARAM NA REDUÇÃO DOS IMPOSTOS E EM INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E POLÍTICAS PARA O SETOR. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.
(Repórter) Os altos impostos aplicados no setor de bicicletas foi o tema de audiência pública na Subcomissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O presidente da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Marcelo Maciel, destacou a alta carga tributária, que atinge quase todo o valor do produto.
(Marcelo Maciel) A produção nacional é onerada em oitenta por cento em imposto que incluem PIS e COFINS, imposto de importação, que se utiliza muito a peça ainda importada, IPI e ICMS. E nesse levantamento, não foi considerado o imposto de renda e contribuição social.
(Repórter) O líder da Rede Bicicleta para Todos, Daniel Guth, ressaltou que apenas infraestrutura não é suficiente para incentivar o meio de transporte alternativo.
(Daniel Guth) A bicicleta, ela é uma economia de rede por excelência. Não adianta só investir em infraestrutura se você não tem uma política industrial ou uma política tributária que beneficie a bicicleta. Não adianta investir em educação se você também não investe em infraestrutura. Uma área está ligada à outra e todas elas tem conexão entre elas.
(Repórter) Representante da ONG Rodas da paz, Pérsio Davison pediu a redução do IPI das bicicletas justificando que esse é principal meio de transporte das famílias com renda de até mil e duzentos reais mensais.
(Pérsio Davison) Ela beneficia a população de menor renda. É fundamental a isenção de IPI da bicicleta porque ela vai dar benefício às pequenas cidades que tem menor dinamismo econômico.
(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, afirmou que o governo não têm ouvido as discussões que estão sendo feitas sobre o tema.
(Inácio Arruda) Nós temos insistido, aqui do Congresso Nacional, várias Medidas Provisórias que tratam de questão tributária tem sido debatidas, discutidas, sobretudo desoneração para várias cadeias produtivas, e não temos sido ouvidos adequadamente em relação à questão das bicicletas. Portanto, eu espero que o nosso ministro esteja acompanhando e que possa dar umas pedaladas conosco, que aí facilita todo o nosso trabalho.
(Repórter) O tema faz parte de um ciclo de debates sobre os desafios da reforma urbana no Brasil.