CCT vai debater leilão que aumenta oferta de telefonia 4G com especialistas — Rádio Senado

CCT vai debater leilão que aumenta oferta de telefonia 4G com especialistas

LOC: EM AGOSTO O BRASIL VAI REALIZAR UM LEILÃO DE FREQUÊNCIA DE 700 MEGAHERTZ PARA AUMENTAR A OFERTA DE INTERNET DE QUARTA GERAÇÃO PARA TELEFONES CELULARES. 

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO VAI PROMOVER DUAS AUDIÊNCIAS PARA DEBATER O ASSUNTO COM ESPECIALISTAS DO GOVERNO E DE EMPRESAS DO SETOR. O REPÓRTER FLORIANO FILHO TRAZ OS DETALHES: 

TÉC: Anteriormente, o leilão iria acontecer no primeiro semestre deste ano também por causa da Copa do Mundo. Uma das alegações para o atraso são os testes para verificar se mais linhas de celulares 4G não vão interferir no sinal da TV digital. Os Estados Unidos é um dos países que também utilizam a frequência de 700 megahertz para oferecer internet de alta velocidade em telefones celulares. No Brasil, esta faixa é usada por emissoras de TV analógica que estão migrando para o sistema de TV digital. Segundo o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, a distribuição de frequências é estratégica para prestar um melhor serviço à sociedade. 

(Walter Pinheiro) Não é à toa que o mundo inteiro, inclusive desde 2007, busca um alinhamento de frequências para a gente ganhar escala, competitividade, cobertura e, principalmente, universalização.  

(Repórter) A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado vai fazer duas audiências para tratar do assunto com representantes dos ministérios da Fazenda e das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações, da Associação de Emissoras de Rádio e TV e com o sindicato nacional de telefonia. A primeira reunião deve acontecer no dia 29 deste mês.
15/04/2014, 01h05 - ATUALIZADO EM 15/04/2014, 01h05
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00