Oposição acredita que Plenário decidirá pela CPI ampliada da Petrobras — Rádio Senado

Oposição acredita que Plenário decidirá pela CPI ampliada da Petrobras

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE DECIDIR PELA CPI AMPLIADA DA PETROBRAS. NA PAUTA DO CONGRESSO NACIONAL, ESTÃO DOIS PEDIDOS DE CPIS. 

LOC: A OPOSIÇÃO ESPERA QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDA POR UMA CPI EXCLUSIVA DA ESTATAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A exemplo do que ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça, a oposição acredita que o Plenário do Senado decidirá pela ampliação da CPI da Petrobras. PSDB, DEM, PSOL e senadores independentes querem investigar denúncias de superfaturamento e pagamento de propina na estatal. Mas os governistas incluíram supostas irregularidades nos governos de São Paulo e de Pernambuco. Ao lembrar que a oposição é minoria, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, espera que a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, conceda uma liminar em favor da CPI exclusiva da Petrobras. Álvaro Dias também antecipou que a vinda da presidente da Petrobras, Graça Foster, à Comissão de Assuntos Econômicos nesta terça-feira não esvazia a CPI. 

(Alvaro Dias) Quando vem autoridade do governo ao Congresso, não vem para revelar. Vem para esconder. Portanto, é uma manobra que não terá repercussão. Isso não exclui de forma alguma a instalação da CPI. A menos que o Supremo Tribunal Federal não nos proporcione essa oportunidade. 

(Repórter) O vice-líder do PT, senador Aníbal Diniz do Acre, acredita que os esclarecimentos de Graça Foster vão minimizar a necessidade de instalação da CPI da Petrobras. 

(Aníbal Diniz) Estou muito seguro que ela vai clarear muitas dúvidas e dessa maneira, vai permitir que tenhamos uma posição muito mais tranqüila em relação se é importante, fundamental e imprescindível ter ou não essa CPI. 

(Repórter) Na sessão do Congresso Nacional desta terça-feira serão lidos dois pedidos de CPI Mista. O da oposição se limita a investigar a Petrobras e o segundo da base aliada inclui as denúncias contra os governos de São Paulo e Pernambuco. Os líderes partidários ainda vão definir se a CPI contará com a participação de deputados e senadores ou se restringirá aos senadores.
14/04/2014, 07h32 - ATUALIZADO EM 14/04/2014, 07h32
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00