Mozarildo tenta adiar votação de vetos até análise de novo projeto — Rádio Senado

Mozarildo tenta adiar votação de vetos até análise de novo projeto

LOC: SENADOR TENTARÁ ADIAR APRECIAÇÃO DE VETOS NA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL MARCADA PARA ESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: MOZARILDO CAVALCANTI QUER GARANTIR A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE DEFINE REGRAS PARA A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O Congresso Nacional volta a se reunir nesta terça-feira para apreciar doze vetos. Entre eles está o que trata da criação de municípios. Orientada pela equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff derrubou a proposta sob o argumento de aumento de gastos públicos. Em resposta, o autor, senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, apresentou um novo projeto com o aval do governo. Pela proposta, só poderá ser criado, desmembrado ou incorporado um município após a apresentação de um estudo de viabilidade econômica e a realização de plebiscito. Segundo Mozarildo Cavalcanti, as novas cidades nas regiões Sul e Sudeste deverão ter no mínimo 15 mil habitantes, contra 5 mil na Norte, 8 mil e 500 na Nordeste e 9 na Centro-Oeste. Esses números mudarão de acordo com o Censo do IBGE. Pela proposta, não serão criados novos municípios em ano eleitoral. Mozarildo pedirá o adiamento da apreciação dos vetos até a aprovação do projeto pelo Senado e pela Câmara nas próximas semanas. 

(Mozarildo) Vamos tentar fazer uma obstrução e manter o veto em suspenso. O acordo é esse. Uma vez aprovado esse projeto, o veto, em tese, perde o objeto. Então mantemos o veto, nós temos a garantia de termos uma lei.  

REPÓRTER: O vice-presidente do Senado, senador Romero Jucá do PMDB de Roraima, antecipou que há concordância com o adiamento da apreciação dos vetos. 

(Jucá) Queremos votar uma legislação que possa dentro de determinados controles e critérios criar municípios. E está sendo discutido com o governo esse texto. Enquanto esse texto não for aprovado pelo Senado não vamos apreciar esse veto específico. 

REPÓRTER: Além do veto que trata da criação dos municípios, estão na pauta o que proibiria a propaganda eleitoral em bens particulares e o que regulamenta a profissão de motorista de ambulância.
14/04/2014, 01h25 - ATUALIZADO EM 14/04/2014, 01h25
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00