Parlasul volta a funcionar nesta semana depois de três anos de interrupção — Rádio Senado

Parlasul volta a funcionar nesta semana depois de três anos de interrupção

LOC: O PARLASUL, PARLAMENTO QUE REPRESENTA OS PAÍSES DO MERCOSUL, VOLTOU A FUNCIONAR NESTA SEMANA DEPOIS DE TRÊS ANOS DE INTERRUPÇÃO.
 
LOC: O VICE-PRESIDENTE DO ÓRGÃO, SENADOR ROBERTO REQUIÃO, AFIRMOU QUE O PARLASUL TEM COMO PRINCÍPIO AS AÇÕES CONSENSUAIS E SERVE COMO UM AMORTECEDOR DE PROBLEMAS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Depois de três anos de paralisação, o Parlamento do Mercosul retomou as atividades de trabalho e reformou o seu regimento interno. Uma das novidades é a entrada da Venezuela no grupo, que abrigava o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, que é o vice-presidente brasileiro do Parlasul, acredita que a essência da organização política é o consenso.

(Roberto Requiao) O Parlasul funciona por consenso. As grandes questões serão sempre consensuais. E funciona como um travesseiro para amortecer os problemas entre os países. Mas o fundamental é que o Parlasul está agora regularmente funcionando. Os novos parlamentares foram integrados, a Venezuela entrou. 

(Repórter) Questionado se o Parlasul corre o risco de virar uma ONG por ainda adotar as eleições indiretas, Roberto Requião se mostrou a favor da instalação do sistema direto, mas afirmou que essa mudança só será possível nos próximos anos.
 
(Roberto Requião) No momento de crise que nós estamos vivendo, uma eleição de setenta e cinco parlamentares com gabinetes, salários e assessores não seria bem recebida. Eu acredito que teremos eleições mais adiante, e se pretende prorrogar isso pra 2020, 2015. Eu sou partidário de eleições imediatas. 

(Repórter) Sobre a crise na Venezuela, o senador afirmou que os problemas apareceram com a falta de entrada de divisas e que o país já está superando as dificuldades.

(Roberto Requiao) A Venezuela está avançando na crise. O governo tinha três problemas básicos: do dólar, da moeda, do câmbio; o problema da inflação e o problema do abastecimento. Na verdade, tudo isso mais ou menos derivado da falta de entrada de divisas. Mas isso tudo está sendo relativamente bem resolvido. 

(Repórter) As comissões do Parlamento do Mercosul foram instaladas em Montevidéu, no Uruguai.
10/04/2014, 04h48 - ATUALIZADO EM 10/04/2014, 04h48
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00