Gim Argello desiste da indicação ao TCU — Rádio Senado

Gim Argello desiste da indicação ao TCU

LOC: LÍDERES PARTIDÁRIOS APRESENTAM NOME DE UM TÉCNICO PARA VAGA DE MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 

LOC: SENADOR GIM ARGELLO DO PTB DO DISTRITO FEDERAL DESISTE DA INDICAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O senador Gim do PTB do Distrito Federal desistiu da indicação para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. O nome dele sofria restrições pelo fato de responder a processos judiciais. Por meio de nota, Gim argumentou que abriu mão da indicação para não ser instrumento de disputa política num ano eleitoral. Antes da decisão de Gim, e com o apoio da oposição, o líder do PSB, senador Rodrigo Rollemberg do Distrito Federal, apresentou ao Plenário o nome do servidor público do Senado Fernando Moutinho para disputar a vaga de ministro do TCU. Ele argumentou que o servidor tem os requisitos para ocupar o cargo. 

(Rodrigo Rollemberg) O candidato que estamos apresentando é um consultor da área de Orçamento, Fiscalização e Controle há muitos anos. Já foi auditor do TCU e é professor nesta área. Portanto, reúne todos os atributos para ser ministro do TCU. 

(Repórter) Os líderes da base aliada deverão indicar outro nome para a vaga deixada por Gim. Nesse caso, os dois candidatos serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos. Para evitar o uso político nas nomeações do Tribunal de Contas da União, o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição. 

(Alvaro Dias) Pretendemos instituir concurso de provas e títulos para o preenchimento de cargos de ministros do TCU. Seriam avaliados por uma banca formada por ministros do STJ antes da sabatina no Senado, qualificando técnica e profissionalmente o TCU.  

(Repórter) Alvaro Dias lembrou que em 2007 o Senado aprovou outra proposta que prevê concurso para o cargo de conselheiro dos tribunais de contas estaduais e municipais, responsáveis por auditarem todos os gastos públicos.
09/04/2014, 09h49 - ATUALIZADO EM 09/04/2014, 09h49
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00