Processo de emissão de vistos para turistas será simplificado — Rádio Senado

Processo de emissão de vistos para turistas será simplificado

LOC: O PROCESSO DE SOLICITAÇÃO E EMISSÃO DE VISTOS DE TURISTA POR ESTRANGEIROS PASSA A SER SIMPLIFICADO. 

LOC: PROJETO DE LEI COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO EM PLENÁRIO E AGORA VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Pela proposta, o Estatuto do Estrangeiro é modificado para reduzir a burocracia e dificuldades enfrentadas pelos estrangeiros que querem visitar o Brasil. Entre as inovações, está a possibilidade de solicitação do visto também por meio eletrônico. A proposta ainda permite a dispensa de vistos de turista e temporários para estrangeiros em viagens de negócios, bem como na condição de artista ou desportista ou de países que concedam o mesmo tratamento aos brasileiros. Na avaliação do relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores, senador Jorge Viana, do PT do Acre, a medida vai garantir rapidez e segurança às emissões de vistos e estimular o turismo ao Brasil. 

(Jorge Viana) “Isso significa desburocratização. O Brasil não pode, não deve, seguir com uma burocracia que impede a vinda daqueles que querem conhecer o nosso país ”. 

(Repórter) O senador José Pimentel, do PT do Ceará, ressaltou que as dificuldades para a emissão de vistos atinge também aos estudantes brasileiros que pretendem fazer intercâmbio em outros países. Eles precisam se deslocar de seus estados para tirar o visto. 

(José Pimentel) “Esses jovens todos, eles se dirigem à Brasília para conseguir o visto e, consequentemente, conseguir a sua viagem. E muitas vezes, a própria passagem aérea no Brasil é mais cara do que a viagem que eles vão fazer ao exterior”. 

(Repórter) A proposta é de autoria do deputado Carlos Eduardo Cadoca e agora segue para sanção da presidente da República.
08/04/2014, 06h39 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 06h39
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00