Comissão debate destinação de verbas para agricultores atingidos pela seca no Nordeste — Rádio Senado

Comissão debate destinação de verbas para agricultores atingidos pela seca no Nordeste

LOC: A COMISSÃO MISTA QUE EXAMINA A MEDIDA PROVISÓRIA 635 DISCUTIU A PROPOSTA DE CONCESSÃO DE SOCORRO FINANCEIRO ÀS FAMÍLIAS DE AGRICULTORES NORDESTINOS ATINGIDOS PELA SECA E POR INUNDAÇÕES. 

LOC: O RELATOR, DEPUTADO GIVALDO CARIMBÃO, DO PROS DE ALAGOAS, DEVEVERÁ APRESENTAR A MINUTA DE SEU RELATÓRIO NO PRÓXIMO DIA 22. O DEPUTADO JÁ ANTECIPOU SER FAVORÁVEL Á PROPOSTA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A MP 635 estende o benefício do seguro garantia-safra com parcelas mensais 155 reais, além de ampliar o auxílio emergencial financeiro, de 80 reais por mês, até abril deste ano. A medida beneficia agricultores nordestinos atingido pela seca e pelas chuvas. Durante a audiência pública, vários representantes dos plantadores de cana-de-açúcar do nordeste pediram a ampliação do socorro financeiro para o setor. O relator, deputado Givaldo Carimbão, do PROS de Alagoas, declarou que apesar de concordar com o pleito, a decisão não depende somente dele e sugeriu que o setor canavieiro converse com o Governo Federal: 

(Givaldo Carimbão) Será que só atende na pressão, não atende por amor?Aí você vai no parlamento, constrói, pá-pá, vai lá, não pressionou muito, o governo não sancionou. Sabe por que sancionou ou mandou medida provisória? Porque pararam a BR-101 e tocaram fogo em pneu.

(Repórter) O presidente da Comissão Mista, senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, anunciou para 22 de abril a apresentação do relatório da Medida Provisória. 

(Walter Pinheiro) E nós estamos marcando para o próximo dia 22 para que o relator possa nos estragar já um primeiro esboço desse relatório. É uma 3ª feira na volta do dia 21. 

(Repórter) A MP 635 teve sua vigência prorrogada até 3 de junho, para que a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal tenham tempo para a votação.
08/04/2014, 08h00 - ATUALIZADO EM 08/04/2014, 08h00
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00