Comissão vai votar requerimentos para ouvir ex-presidente da Petrobras — Rádio Senado

Comissão vai votar requerimentos para ouvir ex-presidente da Petrobras

LOC: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FUTUROS PROFESSORES, VISTO DE TURISTA ELETRÔNICO E PETROBRÁS.

LOC: ESSES SÃO TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS NO SENADO NA PRÓXIMA SEMANA. CONFIRA A AGENDA DAS COMISSÕES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) A Comissão de Meio Ambiente se reúne as oito e meia da manhã na terça feira para avaliar e votar 12 itens. Entre eles os requerimentos de autoria do senador Randolfe Rodrigues do Psol do Amapá, que pedem audiências públicas para ouvir o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli e o ex-diretor financeiro da Petrobrás Nelson Cerveró. O senador quer que os convidados prestem esclarecimentos da compra da refinaria de Pasadena, pela Petrobrás no ano de 2006. A CMA já aprovou convites para que a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro das minas e energia, Edison Lobão, venham ao Senado para falar do mesmo tema. O líder do governo no senado Humberto Costa, do PT de Pernambuco, lembrou que o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli já participou de uma audiência publica da comissão em 2013 pra dar esclarecimentos sobre a compra.
 
(Humberto Costa) para uma reunião de várias horas, quando ele explicou exaustivamente o processo de aquisição da refinaria de Pasadena. Portanto, seria alguém - eu vou consultá-lo pessoalmente - que talvez pudesse trazer luzes também sobre esse assunto.
 
(Repórter) As nove da manhã a CCT tem reunião marcada para analisar 40 itens. Desses, 32 são pedidos de outorga para serviços de rádio e televisão em diversos estados brasileiros. Os senadores também devem votar o projeto que transforma o programa radiofônico Voz do Brasil em patrimônio cultural imaterial do Brasil. A comissão de assuntos econômicos tem uma pauta de 15 itens. Um deles é o projeto que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo da medida é incentivar a autonomia científica, tecnológica e industrial do país. Já a Comissão de Educação se reúne às 11 horas para votar o projeto que torna obrigatória a residência pedagógica de um ano para os estudantes que se preparam para a carreira do magistério, a exemplo do que já acontece na residência médica para os estudantes de medicina. O projeto prevê que a residência será remunerada e terá a duração de um ano. Outros 13 projetos estão na pauta da CE. Na tarde da terça, é a vez da comissão de relações exteriores e defesa nacional. Entre as matérias na pauta está a que propõe a emissão eletrônica de visto de turista para estrangeiros que desejam visitar o Brasil. Na mesma reunião está prevista a sabatina de quatro embaixadores.
28/03/2014, 05h02 - ATUALIZADO EM 28/03/2014, 05h02
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00