Só após conferência de assinaturas CPI poderá ser instalada — Rádio Senado

Só após conferência de assinaturas CPI poderá ser instalada

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEVE OFICIALIZAR NOS PRÓXIMOS DIAS O PEDIDO DE CRIAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS JÁ APRESENTADO PELA OPOSIÇÃO.

LOC: OS GOVERNISTAS VÃO TENTAR RETIRAR ASSINATURAS PARA INVIABILIZAR A COMISSÃO

TÉC: O PSDB já apresentou o requerimento para a criação da CPI da Petrobras com 28 assinaturas, uma a mais do que o mínimo necessário. A oposição quer investigar a compra superfaturada de plataformas e refinarias, incluindo a de Pasadena, nos Estados Unidos e o pagamento de propinas para funcionários da estatal. Apesar da mobilização da base aliada, o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, avalia que não haverá retirada de assinaturas ao ressaltar que os governistas apoiaram as investigações pela gravidade das denúncias envolvendo a Petrobras.

Álvaro Dias: Acredito na respeitabilidade dos senadores que assinaram. Não creio que se retirem as assinaturas. Seria uma desmoralização completa de quem retirar a assinatura. O objetivo da CPI não é buscar prejudicar uma empresa importante, é salvá-la apontando os erros e os desvios.

Repórter: Somente após a conferência das assinaturas é que o presidente do Senado, Renan Calheiros do PMDB de Alagoas, fará a leitura do requerimento para a criação da CPI da Petrobras. Apesar de considerar desnecessária a comissão porque as denúncias estão sendo investigadas por outras instâncias, Renan vai negociar com os líderes o processo de instalação da CPI.

Renan Calheiros: É evidente que uma CPI em um ano eleitoral mais atrapalha do que facilita a vida do Brasil. Mas agora não há mais o que fazer porque temos o requerimento e o fato determinado. Nós vamos marcar a data, fazer a conferência dos nomes e instalar a Comissão.

Repórter: O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, admitiu que as lideranças vão se mobilizar pela retirada de assinaturas.

José Pimentel: Não tem nenhum fato novo que justificasse a instalação da CPI e sem esquecer que o Tribunal de Contas da União está com esse processo muito adiantado. A Polícia Federal e o Ministério Público já estão encaminhando. E tudo que apuramos numa CPI será encaminhado para esses órgãos.

Repórter: A oposição também conseguiu assinaturas na Câmara dos Deputados para uma CPI Mista da Petrobras, que será decidida nos próximos dias.
27/03/2014, 01h33 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 01h33
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00