Pesquisador alerta sobre os riscos de falta de água no país — Rádio Senado

Pesquisador alerta sobre os riscos de falta de água no país

LOC: PESQUISADOR DA EMBRAPA CERRADO ALERTA SOBRE OS RISCOS DE FALTA DE ÁGUA CASO O PROCESSO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DOS SOLOS BRASILEIROS CONTINUE A SEGUIR O RITMO ATUAL. 

LOC: LINEU RODRIGUES PARTICIPA DO PRIMEIRO FÓRUM NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DO SENADO FEDERAL NA MESA REDONDA SOBRE SANEAMENTO, ÁGUA E IRRIGAÇÃO. A REPORTAGEM É DE CARLOS PENNA BRESCIANINI: 

(Repórter) O pesquisador Lineu Rodrigues, da Embrapa, alertou para os riscos que a agricultura e as cidades estão correndo por conta do nível de impermeabilização dos solos das cidades e do esgotamento dos mananciais. 

(Lineu Rodrigues) Essa questão da impermeabilização é realmente o principal ponto a ser analisado nesse ponto de água não só para agricultura, mas também para abastecimento humano. Quando você aumenta as cidades, você diminui essa recarga e nós vamos começar a ver nossos rios secando. 

(Repórter) Com base no avanço de plantações que consomem muita água em regiões com pouca água e a impermeabilização do solo urbano com asfalto e concreto, Lineu Resende explicou que com planejamento tanto a agricultura quanto as cidades podem se expandir com segurança: 

(Lineu Resende) Os rios vão começar realmente a ter problema de secar. Por que se começa a impermeabilizar nascente, é onde se tem a recarga dos rios, então isso é um problema sério. Um ponto nosso é capacitar o agricultor e em relação às cidades é a gente ter limites até onde a gente vai, ter um plano territorial. 

(Repórter) O 1º Fórum de Nacional de Infraestrutura trouxe especialistas em diversas áreas, como Energia, Saneamento e Telecomunicações, para apresentarem propostas que possam ser transformadas em projetos pelo Senado. O evento tem nova rodada de debates nesta sexta-feira.
27/03/2014, 08h26 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 08h26
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00