CPI da Petrobras tem assinaturas suficientes para ser criada no Senado — Rádio Senado

CPI da Petrobras tem assinaturas suficientes para ser criada no Senado

LOC: A OPOSIÇÃO CONSEGUIU AS ASSINATURAS PARA A CPI DA PETROBRAS NO SENADO. 

LOC: MAS GOVERNISTAS ALEGAM QUE A COMISSÃO TEM MOTIVAÇÕES ELEITOREIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A oposição contabiliza 29 assinaturas no pedido de criação da CPI destinada a investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Entre elas estão a compra superfaturada de uma refinaria nos Estados Unidos, o pagamento de propinas para funcionários da estatal e a construção de uma refinaria em Pernambuco apesar da desistência do governo da Venezuela no negócio bilionário. O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias do Paraná, não descartou uma CPI Mista caso a oposição na Câmara alcance o apoio necessário de 171 deputados. 

(Alvaro Dias) Há condições de instalação de uma CPI no Senado. Se eventualmente a Câmara dos Deputados conseguir as assinaturas, daremos prioridade à CPI Mista. 

(Repórter) O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, reafirmou que a CPI da Petrobras é desnecessária por considerar a iniciativa da oposição eleitoreira. 

(Eduardo Braga) Fazer uma CPI em véspera de eleição, quando você tem inquérito na Polícia Federal e no Ministério Público Federal e processos e procedimentos abertos no Tribunal de Contas e na Controladoria Geral da União, a CPI passa a ser política-partidária. 

(Repórter) Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB da Alagoas, a CPI da Petrobras não deverá prosperar porque as denúncias estão sendo investigadas pela Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. 

(Renan Calheiros) Uma CPI só se justifica quando os canais normais de investigações estão emperrados. Não é o caso. As coisas todas estão sendo investigadas. Temos que cobrar o andamento das investigações. Fazer uma CPI agora seria erguer um palanque eletrônico em cima da Petrobras. 

(Repórter) Os líderes governistas vão tentar convencer senadores aliados que assinaram o requerimento a retirarem o apoio à CPI. 
26/03/2014, 10h10 - ATUALIZADO EM 26/03/2014, 10h10
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00