CI aprova indicações para diretoria da Antaq — Rádio Senado

CI aprova indicações para diretoria da Antaq

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU NESTA MANHÃ A INDICAÇÃO DOS ENGENHEIROS MÁRIO POVÍA E FERNANDO FONSECA PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIOS. 

LOC: AS INDICAÇÕES DOS DOIS FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA DA ANTAQ SEGUIRAM PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO EM REGIME DE URGÊNCIA. 

(REPÓRTER): A Antaq foi criada em 2001 para regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário, e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, exercida por terceiros. O setor, na opinião do engenheiro Fernando Fonseca, servidor de carreira da Antaq desde 2005, oferece grandes perspectivas para o País. 

Fernando Fonseca: Subsetor hidroviário acho que dispensa maiores comentários sobre a enorme vocação que nosso país tem para melhorar essa matriz. Um país de dimensões continentais onde, sem dúvida alguma o modal hidroviário se encaixa como uma luva.  

Repórter: Na sabatina na Comissão de Infraestrutura, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, quis saber o que os indicados pensavam sobre temas atuais que envolvem portos, hidrovias e a Antaq. 

Flexa Ribeiro: Gostaria de saber de vossas senhorias se se foi correta a lei que foi aprovada, se tem alguma sugestão e também da mudança da Antaq do Ministério dos Transportes para a Secretaria dos Portos. 

Repórter: O engenheiro Mário Povía, funcionário do quadro da Antaq desde 2006, elogiou a nova Lei dos Portos, mas disse acreditar que a verdadeira mudança ocorreu ainda nos anos 90. 

Mário Povía: Me parece que são medidas estruturantes que foram muito bem discutidas com a sociedade e elas vêm a contribuir. Evidentemente que o grande ganho do setor foi em 93 foi quando as operações foram passadas para os privados. ali nós viramos a página do setor portuário e já com grandes ganhos de eficiência ao tirarmos do setor público a operação portuária. 

Repórter: Mário Povía e Fernando Fonseca também responderam que na verdade a Agência Nacional de Transportes Aquaviários tem uma dupla vinculação: quando trata de navegação, se relaciona com o ministério dos Transportes; no caso de Portos, a Secretaria de Portos.
26/03/2014, 03h53 - ATUALIZADO EM 26/03/2014, 03h53
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00