Presidente do BNDES fala sobre investimentos em Cuba e Venezuela — Rádio Senado

Presidente do BNDES fala sobre investimentos em Cuba e Venezuela

LOC: AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE RELAÇÕES EXTERIORES RECEBERAM O PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO, PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA.
 
LOC: COUTINHO FALOU SOBRE O PAPEL DO BANCO DO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E TAMBÉM SOBRE INVESTIMENTOS EM CUBA E NA VENEZUELA COM RECURSOS DO BNDES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Os senadores queriam saber os critérios para os investimentos no exterior. Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, reclamou que em vez de melhorar a infraestrutura brasileira, o BNDES destina recursos para países como Venezuela e Cuba.

(Alvaro Dias) Nós estamos exportando serviços que não temos aqui pelo menos em grau de qualidade que se exige. Estamos financiando portos em Cuba e os nossos portos se encontram sucateados. 

(Repórter) O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, disse que a instituição se guia pelos marcos legais brasileiros e internacionais ao analisar financiamentos em outros países. E defendeu esses investimentos.
 
(Luciano Coutinho) Ela representa uma das mais altas competências de um país e que o Brasil ainda é um player pequeno no mercado. Elas são atividades intensivas, de engenharia, inovação, tem alta prioridade em nossa política.
 
(Repórter) Ana Amélia, senadora do PP do Rio Grande do Sul, disse entender a necessidade de o Brasil investir no exterior, que é algo natural para países que estão em busca de um lugar na economia globalizada. Mas vê com preocupação o investimento lá fora em áreas que não recebem o mesmo tratamento aqui no Brasil, como os portos.
 
(Ana Amélia) Estamos exportando conhecimento, expertise naquilo que temos, hidrelétrica em rodovias, ferrovias, tudo que temos. Isso não é a questão. E devemos continuar fazendo isso. O problema pra mim é a exclusão de projetos iguais no Brasil.
 
(Repórter) Luciano Coutinho afirmou que vários países possuem instituições que financiam a exportação de bens ou serviços nos moldes do Bndes. No caso brasileiro, o volume de investimentos no exterior é bem reduzido se comparado ao total investido aqui.

(Luciano Coutinho) A exportação de serviços representou 5% do desembolso do BNDES no ano passado. Portanto 95% do esforço do BNDES estava dedicado ao Brasil.
 
(Repórter) Entre os recursos investidos pelo banco no Brasil, Luciano Coutinho destacou a ampliação de vários aeroportos brasileiros, como os de Brasília, São Paulo e Campinas. O presidente do Bndes afirmou ainda que a procura por financiamentos de portos nacionais é crescente.
25/03/2014, 03h22 - ATUALIZADO EM 25/03/2014, 03h22
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00