Senadores vão pedir que PGR investigue compra de refinaria em Pasadena — Rádio Senado

Senadores vão pedir que PGR investigue compra de refinaria em Pasadena

LOC: GRUPO DE SENADORES VAI PEDIR À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA QUE INVESTIGUE COMPRA, PELA PETROBRAS, DE REFINARIA EM PASADENA, NOS ESTADOS UNIDOS 

LOC: REQUERIMENTO DEVE SER ENTREGUE NA TERÇA-FEIRA POR PARLAMENTARES.

TÉC: Em discurso no plenário, o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que um grupo de parlamentares vai entrar com um pedido de investigação sobre a situação da Petrobras na Procuradoria Geral da República. Os senadores ainda querem apresentar um requerimento convocando o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e convidando a presidente da Petrobras, Graça Foster, para esclarecer denúncias em relação à compra da refinaria de Pasadena e a desvalorização da empresa. O senador Randolfe Rodrigues, do PSol do Amapá, que também faz parte do grupo, destacou a importância dos requerimentos. 

Randolfe Rodrigues: "A nação nesse momento exige resposta da própria Petrobrás e das instituições republicanas, notadamente, daquela instituição que é a fiscal da lei, a fiscal da república, que tem essa função de ser os olhos e ouvidos da sociedade que é o Ministério Público Federal a qual recorreremos na próxima terça-feira". 

Repórter: Criada em 1953, a Petrobrás se tornou uma das maiores empresas do Brasil e do mundo. Mas, segundo Rollemberg, ela sofreu uma redução de 34 por cento em suas ações no último ano. A compra de uma refinaria nos Estados Unidos, em 2006, pode explicar a perda no valor de mercado. Rollemberg destaca que os prejuízos chegam a um bilhão de dólares.

Rodrigo Rollemberg: A compra dessa refinaria se deu por um preço oito vezes maior, e nos não estamos falando de quantias pequenas, nos estamos falando em bilhões de reais, bilhões de reais, em bilhões de dólares. Ela se deu por oito vezes maior do que a empresa que vendeu para Petrobras tinha comprado no ano anterior". (Rep.) Além de Rollemberg e de Randolfe, integram o grupo de parlamentares Pedro Simon, do PMBD, e Ana Amélia do PP, ambos do Rio Grande do Sul; e Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal.
21/03/2014, 06h11 - ATUALIZADO EM 21/03/2014, 06h11
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00