CRE defende registro de presença em painel de senador em viagem oficial — Rádio Senado

CRE defende registro de presença em painel de senador em viagem oficial

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUER QUE OS SENADORES COM VIAGENS OFICIAIS NÃO APAREÇAM COMO AUSENTES NAS LISTAS DE COMPARECIMENTO DE COMISSÕES E DO PLENÁRIO.

LOC: A COMISSÃO VAI APRESENTAR PROPOSTA DE MUDANÇA NO REGIMENTO INTERNO DO SENADO NESSE SENTIDO.

TÉC: Para os senadores da Comissão de Relações Exteriores, se um parlamentar está em viagem oficial não é correto que o nome dele apareça como faltoso nas sessões plenárias ou de comissões. Por isso, eles apresentaram uma proposta de mudança no Regimento Interno do Senado para especificar que parlamentares em viagens oficiais, dentro ou fora do Brasil, terão o nome registrado no painel eletrônico e nas atas de comissões. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que redigiu a proposta da comissão, ressaltou que mesmo fora de Brasília o senador está representando o Senado, inclusive porque as viagens que geram custo ao contribuinte dependem de autorização do Plenário.

ANA AMÉLIA: Se nós estamos em Montevidéu, na reunião do Parlamento do Mercosul, em outro foro ou nas Nações unidas, em Genebra, na reunião da OMC. Estamos lá representando o Brasil, essa representação é uma representação do Senado. E não é ausente, não é uma falta justificada. Estamos fazendo um trabalho parlamentar e legislativo.

Repórter: O projeto de Resolução foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional também aprovou um pedido do presidente do colegiado, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, para a realização de audiência pública sobre a crise econômica, social e política na Venezuela.
20/03/2014, 01h08 - ATUALIZADO EM 20/03/2014, 01h08
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00