CRE vai promover audiência pública para discutir situação da Venezuela — Rádio Senado

CRE vai promover audiência pública para discutir situação da Venezuela

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO VAI PROMOVER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DA VENEZUELA.

LOC: E VAI ENVIAR UM GRUPO DE SEIS SENADORES AO PAÍS VIZINHO PARA AVALIAR, IN LOCO, AS CONDIÇÕES DOS BRASILEIROS QUE VIVEM ALI, ESPECIALMENTE NA REGIÃO DE FRONTEIRA.

Téc: O objetivo da audiência é debater o atual quadro de comoção social instalado na República Bolivariana da Venezuela, segundo texto do requerimento apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima. Os senadores deverão discutir as consequências da instabilidade no País, os reflexos para os cidadãos brasileiros ali residentes e para o Mercosul. A audiência pública, com data a ser marcada, terá como convidados o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo; o sub-secretário geral do Itamaraty para America do Sul, Central e Caribe, embaixador Antônio Simões; o embaixador da Venezuela no Brasil, Diego Alfredo Molero Bellavia, e o embaixador do Brasil em Caracas, Rui Carlos Pereira, como informa Mozarildo Cavalcanti.

Mozarildo Cavalcanti: O Rui Carlos Pereira que é nosso embaixador na Venezuela eu conversei já longamente com ele e ele está completamente de acordo de vir, porque ele acha que somente esse diálogo pode favorecer essa relação com o Brasil, não só relação deste momento, a questão desse momento é mais política.

Repórter: A Comissão também aprovou uma missão composta por três senadores para verificar, in loco, os problemas enfrentados pelos brasileiros que vivem no país vizinho, especialmente na área de fronteira. Mozarildo Cavalcanti ressaltou a necessidade de uma solução para os mais de mil brasileiros que vivem na cidade de Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela. É que eles estão em uma área onde, segundo acordo de 1989, não deveria haver nenhuma construção. A situação da Venezuela será tema de reunião também, na próxima segunda-feira, da mesa diretora do parlamento do Mercosul, Parlasul.
14/03/2014, 12h43 - ATUALIZADO EM 14/03/2014, 12h43
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00