Comissão debate extensão rural e assistência técnica no país — Rádio Senado

Comissão debate extensão rural e assistência técnica no país

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO DEBATEU O FUTURO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL E O PAPEL DAS AGÊNCIAS E DAS EMPRESAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL.  

LOC: A AUDIÊNCIA DEBATEU O PAPEL DA EMATER GAÚCHA E DAS QUATRO MILHÕES DE FAMÍLIAS RURAIS QUE DEPENDEM DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E DE EXTENSÃO RURAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Segundo a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho e autora do pedido para a Audiência Pública, 70% da produção do alimento consumido em todo o país são de responsabilidade dos agricultores familiares. Por isso é fundamental que eles recebam todo apoio tecnológico para melhorar sua produção. 

(Ana Amélia) Mas é preciso disseminar essas novas tecnologias a todos os produtores rurais, aos pequenos agricultores, aos agricultores familiares, aos assentamentos, aos agricultores que estão no mercado, a todos eles. E é esse o objetivo dessa nossa palestra, do ciclo de palestras e debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. 

(Repórter) O diretor de assistência técnica do ministério da Agricultura e Extensão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva, destacou a necessidade de se conhecer tanto a questão técnica como a questão econômica para o sucesso da agricultura: 

(Argileu Martins da Silva) Impressionante como a gente às vezes vende soja sem saber quanto custa um saco, a gente vende café sem saber quanto custa um saco, a gente vende leite sem saber qual o custo de produção um litro, evidentemente que talvez o conjunto de produtores aqui estão saibam disso, mas essa não é a realidade do Brasil.  

(Repórter) O vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Carlos Sperotto, ainda destacou a importância estratégica da agricultura na economia brasileira. A audiência da C-M-A aconteceu na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul, em conjunto com a 15ª Feira Internacional Expodireto Cotrijal 2014. A feira é direcionada aos agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários e estudantes ligados ao agronegócio. E tem a participação de 77 países e 501 expositores. Em 2013, 223 mil pessoas estiveram no parque e os 481 expositores fecharam dois bilhões e 500 milhões de reais em negócios.
14/03/2014, 06h32 - ATUALIZADO EM 14/03/2014, 06h32
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00