Ana Amélia denuncia atraso dos repasses para energia rural — Rádio Senado

Ana Amélia denuncia atraso dos repasses para energia rural

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, DENUNCIOU O ATRASO DOS REPASSES DO GOVERNO FEDERAL PARA OS PROGRAMAS DE ENERGIZAÇÃO RURAL COM A CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS CENTRAIS HIDROELÉTRICAS. 

LOC: SEGUNDO ELA, O DINHEIRO DOS FUNDOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAIS TEM SIDO REDIRECIONADO PARA AS GRANDES HIDROELÉTRICAS, COMO SANTO ANTÔNIO E JIRAU. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia protestou contra a falta de apoio financeiro às cooperativas de eletrificação rural, que estão com suas contas prejudicadas pelos atrasos e cancelamentos de verbas federais.

(Ana Amélia) Que ia repassar 25 milhões de reais para o sistema das cooperativas é mensal – são 25 milhões de reais – desde outubro de 2013 o dinheiro não havia sido repassado. Qual é a contabilidade que resiste?

(Repórter) A senadora Ana Amélia explicou que o governo federal usou o dinheiro das Pequenas Centrais Hidroelétricas, as P-C-Hs, em projetos de grandes hidroelétricas:

(Ana Repórter) Seria importante também prestar atenção, porque os fundos de desenvolvimento regional que eram a fonte principal de financiamento para as P-C-Hs como FCO, FNO, FNE secaram.. E o dinheiro desses fundos de desenvolvimento regional sabe para onde foram? Foram para as grandes hidroelétricas. Foram pra Jirau, foram prá Belo Monte...

(Repórter) A senadora destacou que os constantes apagões enfrentados no interior do Brasil poderiam ser evitados se as centenas de projetos de PCHs fossem construídos.
27/02/2014, 08h43 - ATUALIZADO EM 27/02/2014, 08h43
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00