Raupp defende formação de comissão para conferir situação em RO e AC — Rádio Senado

Raupp defende formação de comissão para conferir situação em RO e AC

LOC: O SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, DEFENDEU A FORMAÇÃO DE UMA COMISSÃO EXTERNA DE SENADORES PARA CONFERIR DE PERTO A SITUAÇÃO EM RONDÔNIA E NO ACRE. 

LOC: OS DOIS ESTADOS TÊM SOFRIDO COM AS CHUVAS QUE ELEVARAM O NÍVEL DO RIO MADEIRA EM MAIS DE 18 METROS E DEIXARAM MAIS DE 5 MIL PESSOAS DESABRIGADAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI 

(Repórter) O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, explicou que as cheias que estão ocorrendo no Acre e Rondônia são causadas pelas nuvens de chuvas que foram desviadas do Centro-Oeste e do Sudeste, causando a maior cheia dos últimos anos. Ele informou que apresentou o pedido para a criação de comissão externa no Senado em função da gravidade da situação: 

(Valdir Raupp) Eu protocolei esse pedido de uma comissão externa porque a situação é muito grave lá no estado, as águas não querem retroceder, continuam subindo, já tá hoje com 18 metros e 56 centímetros, um record em toda a história. 

(Repórter) Raupp lembrou que o isolamento que parte de Rondônia e o estado do Acre sofrem se deve à ausência das eclusas que deveriam ter sido construídas junto com as usinas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio e com a futura usina de Cachoeira Ribeirão 

(Valdir Raupp) De Porto Velho para Manaus, o rio é navegável. De Porto Velho para o Acre, é só via rodoviária, porque o rio não é navegável. Já tem projeto e tudo, prá construir as eclusas na cachoeira de Santo Antônio e Jirau e na cachoeira de Ribeirão, perto de Guajará e Marmoré. Aí sim, ficaria navegável até a Bolívia. 

(Repórter) Valdir Raupp espera que a comissão especial do Senado auxilie na liberação de verbas emergenciais para as vítimas das enchentes. 
26/02/2014, 07h28 - ATUALIZADO EM 26/02/2014, 07h28
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00