Projeto amplia participação de idosos em formulação de políticas públicas — Rádio Senado

Projeto amplia participação de idosos em formulação de políticas públicas

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO APROVOU PROJETO QUE AMPLIA A PARTICIPAÇÃO DE IDOSOS NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS. 

LOC: A PROPOSTA TAMBÉM RECOMENDA PRIORIDADE À TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM OUTROS PAÍSES PARA APERFEIÇOAR ESSAS POLÍTICAS. 

TÉC: Em 2020, o número de idosos no Brasil será de 30 milhões de pessoas, equivalente a 13% da população. O número exige que o país se prepare para dar apoio a essas pessoas, planejando políticas públicas e programas a longo prazo. Na área da saúde, o desafio é preparar profissionais para atender no sistema público as pessoas com mais de 60 anos. As soluções para todos esses desafios estão no projeto apresentado pelo deputado Sérgio Carvalho, do PT de Sergipe, que está em discussão no Senado. A proposta original foi alterada pelo relator do projeto na CAS, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. Ele apresentou emenda de redação por conta da duplicidade na expressão "controle social do idoso". Apesar da ressalva, o senador elogiou a proposta.

Rodrigo Rollemberg:  De fato, a expectativa de crescimento da população idosa que o autor leva em estão corretas e traz a marca de longo prazo ao voltar-se para a produção de conhecimentos e para a formação de profissionais que trabalham com os idosos. A senadora Lúcia Vânia do PSDB de Goiás, também defendeu a aprovação do projeto: 

Lúcia Vânia: Eu fui também autora da regulamentação da lei nacional do idoso que complementa todo esse conjunto de leis que visa proteger o idoso brasileiro. Portanto a melhoria do projeto significa muito para que a gente possa consolidar, de vez, a atenção á pessoa idosa no Pais.

Repórter: Como o texto original foi alterado, o projeto volta à Câmara dos Deputados. Mas, antes disso, ainda vai ser votado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. 
19/02/2014, 01h18 - ATUALIZADO EM 19/02/2014, 01h18
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00