Parlamentares vão se reunir para selecionar pauta prioritária para 2014 — Rádio Senado

Parlamentares vão se reunir para selecionar pauta prioritária para 2014

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DO SENADO DECIDIRAM SE REUNIR COM OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA PARA SELECIONAR AS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PARA 2014. 

LOC: A PAUTA DO PLENÁRIO PARA ESTE PRIMEIRO SEMESTRE VAI DEPENDER DAS MATÉRIAS APROVADAS NAS COMISSÕES. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, informou que há matérias importantes dependendo da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça, como a atualização de Códigos e a Lei de Execução Penal. A reunião dos líderes partidários com os presidentes das comissões, na próxima terça-feira, vai definir as matérias prioritárias a serem aprovadas na CCJ e noutras comissões. Só então, os projetos serão encaminhados ao exame do Plenário. Renan Calheiros ainda ressaltou que matérias relevantes, como o Marco da Mineração, ainda estão na Câmara dos Deputados. 

(Renan Calheiros) “Vamos construir com os líderes uma convergência que nos leve a uma pauta consensual. Nós vamos recolher sugestões, vamos levantar, na próxima semana, com os presidentes das comissões permanentes as matérias que são prioritárias em cada comissão, para que tenhamos uma pauta. O fundamental é que nós tenhamos uma pauta que seja uma pauta prioritária, de interesse nacional”. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, acredita que o Senado vai priorizar o debate sobre o pacto federativo, especialmente sobre a indexação da dívida de estados e municípios, e sobre o novo marco civil da internet e o Código Civil. Mas ressaltou que a definição da pauta da Casa depende de acordo de líderes. 

(Humberto Costa) “Eu acredito que só será feito isso depois que nós tivermos um consenso mínimo sobre a pauta global”. 

(Repórter) Para o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, ainda não foi definida a pauta do Senado porque as prioridades do governo são as Medidas Provisórias e matérias que ainda estão na Câmara dos Deputados. 

(Aloysio Nunes) “O que me espantou na reunião de líderes é que o governo não tem prioridade. A presidente Dilma não tem nenhuma prioridade para o Congresso Nacional. Então, nós estamos vivendo uma situação de vazio político, um vazio de liderança política por parte da presidente Dilma”. 

(Repórter) O presidente Renan Calheiros também informou que marcará para março sessão do Congresso Nacional para votar os vetos presidenciais.
19/02/2014, 08h23 - ATUALIZADO EM 19/02/2014, 08h23
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00