Empresas de telemarketing podem pagar multa por incomodar clientes — Rádio Senado

Empresas de telemarketing podem pagar multa por incomodar clientes

LOC: AS EMPRESAS DE TELEMARKETING PODEM PAGAR MULTA SE INSISTIREM EM LIGAÇÕES PARA CLIENTES QUE NÃO QUEREM O SERVIÇO. 

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. O TEXTO AINDA ESTABELECE UMA JORNADA DE SEIS HORAS PARA OS OPERADORES DE TELEMARKETING. 

TÉC: Quem nunca se incomodou com a insistência dos operadores de Telemarketing que telefonam em horas inoportunas para oferecer produtos e serviços indesejados. Para evitar este tipo de inconveniente, uma proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça prevê uma multa inicial de 30 mil reais para as empresas de telemarketing que insistirem em contatar um cidadão que já declarou não querer o serviço. A multa pode chegar a 200 mil reais se houver a distribuição ou venda não autorizada dos dados dos clientes. O relatório do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, ainda estabelece que a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing deve ser limitada a seis horas por dia, e chegar a um máximo de 36 horas semanais. E prevê um intervalo de dez minutos de repouso a cada 90 minutos de trabalho contínuo. A empresa que desrespeitar a regra pode pagar uma multa equivalente a dez vezes o valor do salário do funcionário. O senador Gim justificou que o projeto busca estabelecer regras para esta atividade e argumentou que o telemarketing e o teleatendimento são importantes para a economia brasileira. 

Gim: "A proposta regulamenta uma atividade de suma importância, não só para a economia do país, pela geração de empregos e incremento dos negócios de que é responsável, mas também para o consumidor brasileiro pelos princípios e diretrizes que estabelece para a sua proteção".  

Repórter: Além da Comissão de Constituição e Justiça, o projeto deve ser analisado pelas Comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia e de Assuntos Sociais.
13/02/2014, 11h51 - ATUALIZADO EM 13/02/2014, 11h51
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00