Senadores ressaltam necessidade de discutir novas fontes de energia — Rádio Senado

Senadores ressaltam necessidade de discutir novas fontes de energia

LOC: SENADORES RESSALTAM A NECESSIDADE DE DISCUTIR NOVAS FONTES DE ENERGIA PARA EVITAR APAGÕES NO BRASIL. 

LOC: ABERTURA DO MERCADO PARA OUTROS PAÍSES E ADOÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR SÃO ALTERNATIVAS SUGERIDAS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A abertura ao exterior do mercado brasileiro de energia é a alternativa sugerida pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Para a senadora, a concorrência poderá evitar apagões e garantir energia mais barata. Com a falta de chuvas e o aumento do consumo de energia, a senadora observou que o preço da tarifa poderá subir. E sugeriu investimento em fontes renováveis. 

(Ana Amélia) “Para evitar racionamento e a subida de preço, é preciso também diminuir a dependência das chuvas e do fluxo dos rios. Por isso, a questão da diversificação. A energia renovável, gerada pelos ventos, eólica, também pelo sol, solar, deve ser estimulada. Sem esquecermos, é claro, de opções que permitam produção de constante energia sem interrupções, como é o caso de projetos integrados com termelétricas”. 

(Repórter) O senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, defende a adoção de energia nuclear para suprir o mercado brasileiro. Ele disse que, atualmente, é possível utilizar esse tipo de energia de forma segura para estimular o desenvolvimento, principalmente, do Nordeste. 

(Armando Monteiro) “Só haverá perspectiva de solução, além do plano decenal, se nós ampliarmos a nossa matriz, não utilizando combustíveis fósseis, como diesel e as fontes convencionais; nos colocaria a necessidade de estudar um programa que contemple a energia nuclear como uma alternativa”. 

(Repórter) Já para o senador Cristovam Buarque, do PTB do Distrito Federal, ainda não é momento de adotar a energia nuclear, por isso apresentou projeto de lei para adiar por 30 anos qualquer nova usina. 

(Cristovam Buarque) “É uma energia que não gera efeito ecológico. Gera um desastre ou é limpa. Então, eu tenho a impressão que nós deveríamos tomar decisões agora, mas a decisão de energia nuclear é temerária!”. 

(Repórter) Os senadores também sugeriram o gás natural, o carvão mineral, a energia solar e eólica, como fontes alternativas.
12/02/2014, 08h22 - ATUALIZADO EM 12/02/2014, 08h22
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00