Promulgada EC que permite militares da área da saúde atuarem fora dos quartéis — Rádio Senado

Promulgada EC que permite militares da área da saúde atuarem fora dos quartéis

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PROMULGOU A EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE PERMITE A MILITARES DA ÁREA DA SAÚDE A ATUAÇÃO FORA DOS QUARTÉIS. 

LOC: PARA OS SENADORES, A NOVA LEI VAI REDUZIR O DÉFICIT DE MÉDICOS NO SISTEMA PÚBLICO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) A Emenda Constitucional 77 libera médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas da Marinha, Exército e da Aeronáutica exercerem a atividade profissional fora dos quartéis após o horário do expediente. O mesmo benefício valerá para os militares da reserva que até então perdiam a aposentadoria caso prestassem serviço para prefeituras e governos estaduais. O relator da proposta, senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro, destacou que mesmo se aposentando jovem esse profissional militar da saúde acabava encerrando a carreira. 

(Eduardo Lopes) O médico militar com 55 anos estava impedido de exercer sua profissão. Imagine um médico com 55 anos e com a formação que tem quantos anos e quantos serviços poderia prestar ainda. Agora ele vai ter essa oportunidade. 

(Repórter) O autor da proposta, senador licenciado Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, atual ministro da Pesca, lembrou que além dos profissionais de saúde das Forças Militares também poderão atuar fora dos quartéis os da Polícia Militar e os do Corpo de Bombeiros. 

(Marcelo Crivella) Agora nós estamos colocando se contarmos Marinha, Exército e Aeronáutica, e o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que por isonomia vão ter esse direito também, uns 40 mil para atender ao povo brasileiro. São médicos brasileiros que estão servindo nas fronteiras, nas áreas remotas, onde a agonia é maior. 

(Repórter) O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, ressaltou que a mudança na Constituição vai acabar com os pedidos de demissão dos militares e beneficiar os moradores das cidades fronteiriças, onde a atuação deles é maior.  

(Waldemir Moka) Para as pequenas cidades onde há os ribeirinhos, esses médicos militares estão acostumados a isso. A Marinha já faz isso. Vamos ter milhares de profissionais que estavam impedidos pela Constituição de terem um novo contrato. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou que o Congresso Nacional deverá estender o benefício para os profissionais militares da área de educação.
11/02/2014, 06h28 - ATUALIZADO EM 11/02/2014, 06h28
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00