Senado vai oferecer vagas de trabalho pelo programa Jovem Aprendiz — Rádio Senado

Senado vai oferecer vagas de trabalho pelo programa Jovem Aprendiz

LOC: O SENADO VAI OFERECER VAGAS PARA MENORES DE IDADE PELO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 

LOC: OS SELECIONADOS VÃO RECEBER UM SALÁRIO MÍNIMO POR UMA JORNADA DE QUATRO HORAS DIÁRIAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) A Mesa Diretora do Senado aprovou a adesão ao Programa Jovem Aprendiz, que vai oferecer um salário mínimo para alunos de escolas públicas atuarem em áreas administrativas da Casa. Podem participar da iniciativa os candidatos a partir da sétima série e residentes do Distrito Federal. Eles deverão ter idade entre 14 e 18 anos e comprovar uma renda familiar inferior a meio salário mínimo. Segundo o primeiro-secretário do Senado, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, os selecionados para o Programa Jovem Aprendiz terão uma jornada diária de quatro horas, de segunda a sexta-feira, que poderá ser acrescida de duas horas quando houver curso de capacitação profissional. Eles receberão vale-transporte e vale-alimentação e ainda contarão com 30 dias de férias por ano coincidentes com as escolares. Flexa Ribeiro ressaltou que o Programa Jovem Aprendiz não é um estágio. 

(Flexa Ribeiro) Temos hoje em torno de 350 estagiários com o limite de até 500. Mas o estágio é para os jovens que estejam cursando a universidade. No caso do Jovem Aprendiz não, no Ensino Médio, ele pode exercer a função de Jovem Aprendiz aqui no Senado Federal. 

(Repórter) A previsão é de que as inscrições sejam abertas a partir de maio, após a escolha da entidade responsável por selecionar os candidatos. Na primeira etapa, serão convocados 50 num total de 200. Vinte vagas serão para pessoas com deficiência. O candidato ficará no Programa pelo prazo máximo de dois anos. E será excluído quando completar 18 anos ou nos casos de desempenho insuficiente ou abandono da escola.
06/02/2014, 07h58 - ATUALIZADO EM 06/02/2014, 07h58
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00