CCJ aprova possibilidade de taxista transferir alvará a outro condutor — Rádio Senado

CCJ aprova possibilidade de taxista transferir alvará a outro condutor

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU UM PROJETO QUE AMPLIA OS DIREITOS DOS TAXISTAS. 

LOC: A INICIATIVA PODE BENEFICIAR CERCA DE 600 MIL PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO BRASIL. 

Téc: O projeto do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, amplia os direitos já concedidos na lei que regulamentou a profissão, em 2011. O texto restabelece os pontos que foram vetados pela presidente Dilma Rousseff na época, com o argumento de que a matéria é de competência municipal Entre outros pontos, a proposta aprovada garante a transferência da licença de exploração do serviço para outro condutor, o que permite a venda dos alvarás em cada cidade. Também autoriza que o taxista titular contrate um terceiro profissional como eventual substituto, além dos dois auxiliares já previstos na legislação. E ainda proíbe a penhora ou leilão da permissão para taxistas. A medida deve beneficiar cerca de 600 mil profissionais que atuam no Brasil, e, segundo o relator da matéria, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, atende as reivindicações da categoria. 

Benedito de Lira "É necessário que a lei reconheça os direitos e garantias daqueles que transportam e zelam pela vida de seus passageiros. Com a responsabilidade e dedicação daqueles que se caracterizam os profissionais taxistas das mais diversas cidades brasileiras". 

Repórter: Durante o debate, os senadores lembraram que a presidente Dilma Rousseff vetou por duas vezes o direito de herdeiros do taxista continuarem explorando o serviço após a morte do titular. Mas, nesse caso, o governo voltou atrás após um acordo com o Congresso Nacional. A lei que garante a transferência da permissão para a família foi sancionada em outubro do ano passado. O projeto aprovado pela CCJ deve ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Sociais.
05/02/2014, 00h27 - ATUALIZADO EM 05/02/2014, 00h27
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00