Alvaro Dias quer que Tuma Júnior explique acusações feitas em livro — Rádio Senado

Alvaro Dias quer que Tuma Júnior explique acusações feitas em livro

LOC: O SENADOR ALVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ, QUER QUE O EX-SECRETÁRIO NACIONAL DE JUSTIÇA, ROMEU TUMA JÚNIOR, VENHA AO SENADO FALAR SOBRE DENÚNCIAS FEITAS EM LIVRO DE SUA AUTORIA . 

LOC: O SENADOR VAI APRESENTAR REQUERIMENTO COM ESSE OBJETIVO À COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Segundo o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, o livro “Assassinato de Reputações: um crime de Estado”, de autoria de Romeu Tuma Júnior, que foi secretário nacional de Justiça, traz denúncias que ligam o governo do PT a dossiês contra adversários políticos e espionagem de ministros do Supremo Tribunal Federal. O senador já teve requerimento com o mesmo teor rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça, segundo ele, em razão da atuação da base governista, que argumentou não ser a CCJ lugar para discutir um livro. O senador explicou que a discussão que quer não é sobre o texto em si, mas dos relatos neles inseridos. 

(Alvaro Dias) “É evidente! Nós não queremos estabelecer uma discussão literária. Não é sobre literatura que estamos questionando o governo. Nós queremos questionar sobre denuncias da maior seriedade. Um país onde os ministros do Supremo Tribunal Federal são acossados por arapongas oficiais sob encomenda do próprio governo é um país que está colocando em risco o processo democrático, que está assistindo à derrocada da democracia”. 

(Repórter) Já na opinião do líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, o Senado não deve convocar autores para falar do conteúdo de seus livros. Para ele, caso haja alguma denúncia relevante em livros, o Ministério Público é quem deve atuar. 

(Humberto Costa) “Não é bem da seara do Senado Federal estar convidando ou convocando autores de livros para justificarem. A não ser que tenham realmente grande relevância do ponto de vista da política nacional”. 

(Repórter) O senador Alvaro Dias comunicou que, se o requerimento for novamente rejeitado, ele convidará Tuma Júnior para comparecer extra-oficialmente ao Senado, em audiência pública.
05/02/2014, 06h51 - ATUALIZADO EM 05/02/2014, 06h51
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00