Senador analisa desafios da economia para 2014 — Rádio Senado

Senador analisa desafios da economia para 2014

LOC: RELATOR SETORIAL DAS RECEITAS DO ORÇAMENTO DE 2014, O SENADOR EDUARDO AMORIM, DO PSC DE SERGIPE, ACREDITA QUE O ANO DE 2014 RESERVARÁ UMA DISPUTA ENTRE OS ÍNDICES ECONÔMICOS QUE O GOVERNO FEDERAL ANUNCIA E AQUELES QUE DEVERÃO OCORRER NA ECONOMIA REAL.  

LOC: O SENADOR CONVERSOU COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Eduardo Amorim lembrou que houve várias diferenças entre o que o governo federal afirmava e o que se percebe nos dados reais e fez suas avaliações sobre a economia, a começar pelo valor do Produto Interno Bruto: 

(Eduardo Amorim) “O PIB, pouco mais de 5 trilhões de reais. É o que se espera realmente de toda a produção do país ao longo de 2014. O orçamento do governo é entorno de 2 trilhões e 450 bilhões de reais. Desses 2 trilhões, quase 1 trilhão de movimentações financeiras, de pagamentos da dívida, de juros da dívida, de movimento de títulos, enfim...cerca de 1 trilhão e 450 bilhões de reais, de arrecadação de tributos nas suas diversas formas. ” 

(Repórter) O senador Eduardo Amorim disse estar preocupado com a dependência de combustíveis para o transporte público e individual e seu impacto na inflação e no orçamento brasileiro. 

(Eduardo Amorim) “Já houve um aumento no ano passado e não sei se a Petrobrás vai conseguir realmente com a estimativa da inflação que se espera para esse ano, segurar realmente e não ter um aumento da gasolina ao longo de 2014. Espero que não tenha. Nosso país é um país agrícola, que está montado ainda na indústria automobilística sobretudo, em detrimento do transporte coletivo, da infraestrutura enfim...Como se conhece, como se sabe, o país tem fabricado muito mais carros do que nascido gente.” 

(Repórter) O senador Eduardo Amorim ainda enfatiza que o Governo Federal afirma que a inflação estará na casa dos 5% ao final do ano, enquanto a avaliação do mercado financeiro é de 6%.
04/02/2014, 07h35 - ATUALIZADO EM 04/02/2014, 07h35
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00