Renan define lista com dez iniciativas que devem ser aprovadas neste ano — Rádio Senado

Renan define lista com dez iniciativas que devem ser aprovadas neste ano

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEFINIU UMA LISTA COM DEZ INICIATIVAS QUE SERÃO APROVADAS NESTE ANO. 

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DISCUTEM COM O GOVERNO A PAUTA DE VOTAÇÕES DESTE PRIMEIRO SEMESTRE. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, se reúne com os líderes da base aliada nesta terça-feira para discutir as votações do primeiro semestre. Segundo ela, a pauta do Senado está em dia. A ministra afirmou que está pendente de acordo a aprovação do projeto que reduz os juros das dívidas dos Estados e Municípios por uma objeção da equipe econômica. 

(Ideli) O Senado quase que fez uma limpeza da prateleira. Temos agora aqui matérias importantes. Acho que uma das matérias que vai demandar um profundo debate é a questão do indexador da dívida dos estados e municípios. Tem uma questão que é a conjuntura econômica. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, antecipou que o ano atípico com eventos que reduzirão o trabalho do Legislativo não vai impedir a aprovação de projetos considerados relevantes. 

(Renan) Temos que concluir a votação do Plano Nacional de Educação, o fim do trabalho escravo e o refinanciamento das dívidas dos Estados e Municípios, a nova Lei de Licitações, bem como a nova Lei de Execuções Penais. Igualmente urgentes são o novo Código Comercial, a nova Lei de Arbitragem, da Mediação e a modernização do Código de Defesa do Consumidor. 

REPÓRTER: Ele deverá convocar uma reunião com os líderes do governo e da oposição para definir a pauta. O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, defendeu que a pauta inclua propostas da sociedade numa referência às manifestações de rua do ano passado. 

(Cícero) Espero que o Congresso assuma o seu papel perante a sociedade e corresponda àquilo que a sociedade continua cobrando. Não está mesmo nível de ruas que estiveram em junho do ano passado, mas estão na consciência da população as mudanças que se fazem necessárias no País. 

REPÓRTER: A pauta do Senado está trancada por medida provisória.
04/02/2014, 00h15 - ATUALIZADO EM 04/02/2014, 00h15
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00