Congresso deve votar 4 vetos no dia 18 de fevereiro — Rádio Senado

Congresso deve votar 4 vetos no dia 18 de fevereiro

LOC: O CONGRESSO NACIONAL DEVE FAZER NO PRÓXIMO DIA DEZOITO UMA SESSÃO PARA VOTAR QUATRO VETOS DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

LOC: ENTRE OS PROJETOS VETADOS, ESTÁ O QUE DEFINE NOVAS REGRAS PARA A CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) A votação dos quatro vetos presidenciais deve acontecer no dia dezoito de fevereiro. O item mais polêmico da pauta do Congresso é o veto total ao substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei complementar que define novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. A proposta é do senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, e possibilitaria a criação de aproximadamente quatrocentas novas cidades no país. Os outros vetos são sobre o repasse de recursos públicos às universidades comunitárias, o que normatiza a travessia de pedestres em áreas escolares, e o que regulamenta a condução de veículos de emergência. Para o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, essa votação pode ser vista como uma missão social do governo. 

(José Pimentel) Os parlamentares tem um compromisso com o Estado nacional, com o projeto nacional, e é em torno desse compromisso e desse projeto que as pessoas votam. Eu diria que todos os vetos, dependendo do entendimento da base, ele tem um determinado resultado. Nós fizemos sessões em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, e mantivemos todos os vetos após um acordo com a base aliada. 

(Repórter) José Pimentel afirmou ainda que as lideranças ainda vão se reunir para definirem estratégias de votação.
31/01/2014, 05h12 - ATUALIZADO EM 31/01/2014, 05h12
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00