Paim defende diálogo para garantir a jovens direito de participar de "rolezinhos" — Rádio Senado

Paim defende diálogo para garantir a jovens direito de participar de "rolezinhos"

LOC: O SENADOR PAULO PAIM PEDE DIÁLOGO PARA GARANTIR AOS JOVENS O DIREITO DE PARTICIPAR DOS CHAMADOS "ROLEZINHOS" E, AO MESMO TEMPO, PRESERVAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO EM LOCAIS PÚBLICOS OU PRIVADOS. 

LOC: PARA O SENADOR, A POLÊMICA GERADA COM OS "ROLEZINHOS" É UM SINAL DE AMADURECIMENTO DA DEMOCRACIA. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: O termo "rolezinho" surgiu da expressão "dar um rolé", ou seja, dar uma volta. Popularizou-se recentemente por designar o encontro de grupos de jovens em locais de livre circulação, como shopping centers. Os encontros são marcados pela internet e podem chegar a ter centenas de participantes, em geral jovens da periferia das grandes cidades. A polêmica surgiu quando os shopping centers, temendo prejuízos ou insegurança, recorreram à Justiça para impedir os "rolezinhos" e barrar a entrada de jovens dentro dos centros comerciais. Entidades de direitos humanos alegam se tratar de discriminação contra rapazes e moças pobres e uma violação do direito constitucional de ir e vir. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul e relator do Estatuto da Juventude, afirma que o diálogo deve prevalecer nesses momentos.

(PAIM) Com a democracia e a liberdade plena que a gente tem esses temas acabam surgindo e vão ter que ser debatidos. Para mim o que vale aí é o diálogo, é a conversa e não simplesmente a proibição de que meninos e meninas pobres possam entrar no shopping, mas a conversa e o diálogo dentro dos limites da lei. 

(REPÓRTER) Para Paim, que também é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o tumulto precisa ser evitado, mas sem discriminação. 

(PAIM 2) A preocupação que se está tendo é que as pessoas olham para a aparência de alguns e já saem batendo, prendendo, ofendendo. Então o momento é de bom senso e cuidar para que não haja conflito e confusão para que traga prejuízos para outros setores da população. 

(REPÓRTER) O Estatuto da Juventude, aprovado pelo Senado em abril e sancionado em agosto de 2013, prevê uma série de direitos para pessoas com idade entre 15 e 29 anos. O estatuto determina, por exemplo, que o jovem tem direito à diversidade e à igualdade de oportunidades e não será discriminado por causa da cor da pele, cultura, origem e condição social ou econômica.
17/01/2014, 11h16 - ATUALIZADO EM 17/01/2014, 11h16
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00