Vanessa Grazziotin quer maior participação da mulher na política — Rádio Senado

Vanessa Grazziotin quer maior participação da mulher na política

LOC: A VICE-LÍDER DO PC DO B, SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO AMAZONAS, QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA. 

LOC: ALÉM DE CAMPANHAS FEITAS PELO TSE, ELA DEFENDE QUE O SENADO DISCUTA E APROVE LEIS QUE AUMENTEM O PERCENTUAL FEMININO NAS TRÊS ESFERAS DO PODER LEGISLATIVO. REPÓRTER, IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O Parlamento brasileiro é composto por apenas 10% de mulheres. Na avaliação da vice-líder do PC do B, senadora Vanessa Grazziotin, do Amazonas, que também é procuradora da Mulher no Senado Federal, o número de mulheres na política é muito baixo, se comparado com o percentual feminino da população brasileira: 

(Vanessa Grazziotin) “Não é possível que, em sendo quase 52% da população, do eleitorado, e participa com mais de 41% da produção nacional, a mulher esteja ocupando semente 10%, em média, das cadeiras do Parlamento. Isso nos coloca numa situação muito delicada perante o mundo”. 

(Repórter) A senadora ressaltou a aprovação pelo Congresso Nacional da lei que determina ao TSE a divulgação de campanha para incentivar as mulheres a se candidatarem. Pela lei, o tribunal pode fazer a campanha em rede de rádio e TV, como faz em relação ao voto aos 16 anos e ao voto limpo. A senadora quer se encontrar com o ministro do TSE, Marco Aurélio Mello, para pedir que a divulgação da campanha já aconteça neste primeiro semestre. 

(Vanessa Grazziotin) “Conseguimos uma pequena vitória: prever a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral realizar campanhas institucionais em relação à presença da mulher na política, mostrando que nós temos uma lei de cotas, que visa exatamente isso: buscar uma equidade, ou seja, combater essa desigualdade e a sub-representação feminina no Parlamento”.  

(Repórter) Com o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher ainda vai visitar as assembleias legislativas de todos os estados brasileiros para explicar a lei e incentivar a participação da mulher na política.
14/01/2014, 04h08 - ATUALIZADO EM 14/01/2014, 04h08
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00