Projeto torna participação no Enem obrigatória para alunos do ensino médio — Rádio Senado

Projeto torna participação no Enem obrigatória para alunos do ensino médio

LOC : OS MAIS DE 5 MILHÕES DE CANDIDATOS QUE FIZERAM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO JÁ PODEM SE INSCREVER NO SISU, O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DO MEC 

LOC: UM PROJETO APROVADO NO SENADO TORNA A PARTICIPAÇÃO NO ENEM OBRIGATÓRIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, foi divulgado pelo Ministério da Educação no dia 3 de janeiro. Mais de cinco milhões de estudantes fizeram o exame em 2013. Apesar da importância, a participação é opcional para os jovens do último ano do ensino médio. Um projeto aprovado pela Comissão de Educação do Senado, no entanto, propõe que seja obrigatória a adesão desses alunos. A proposta é de autoria do senador Aníbal Diniz, do PT do Acre. O relator do projeto, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que a prova cumpre diversos objetivos. Entre eles, a seleção de candidatos aos cursos de educação superior e a análise dos resultados gerais para avaliar a qualidade de ensino oferecida pelas escolas brasileiras. 

(Antonio Carlos Valadares) A proposta de usar o Enem para a avaliação de ensino de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos à educação superior é acertada. 

(REPÓRTER) A nota do Enem é usada para o ingresso em universidades públicas por meio do Sisu. Até sexta-feira, os estudantes podem concorrer a uma das vagas oferecidas pelas 115 instituições federais de ensino superior que participam do sistema para o primeiro semestre de 2014. São mais de 170 mil vagas disponíveis. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato no Enem. Entre as universidades federais que participam pela primeira vez do processo estão a de Brasília, a UnB, e a de Minas Gerais, a UFMG. Além do Sisu, a nota do Enem é usada para o acesso a outros programas federais, como cursos do ensino técnico, o Sisutec, o Prouni, que oferece bolsas de estudos em universidades particulares, o Fies, financiamento estudantil, e o programa de intercâmbio no exterior Ciência sem Fronteiras. As informações do Sisu estão disponíveis na página www.sisu.mec.gov.br.
06/01/2014, 11h57 - ATUALIZADO EM 06/01/2014, 11h57
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00