Em rede de rádio e TV, Renan destaca votações do Congresso em 2013 — Rádio Senado

Em rede de rádio e TV, Renan destaca votações do Congresso em 2013

LOC: AS EMISSORAS DE RÁDIO E TV DE TODO O PAÍS TRANSMITIRAM NA NOITE DESSA SEGUNDA-FEIRA O BALANÇO DAS ATIVIDADES DO SENADO APRESENTADO PELO PRESIDENTE DA CASA, RENAN CALHEIROS. 

LOC: MEDIDAS DE ECONOMIA, VOTAÇÃO DE PROJETOS CONTRA A CORRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS ESTÃO ENTRE OS DESTAQUES DO ANO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: 2013 entrará para a histórica como o ano da mudança das instituições brasileiras”. Foi o que afirmou o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e TV. O presidente do Senado disse que a Casa fez a sua parte ao adotar medidas internas de economia. Nas palavras do senador, a instituição fez mais com menos. 

(RENAN) Votamos mais leis neste ano do que no ano anterior. Foram feitos cortes que, só neste ano, significaram uma economia de mais de 260 milhões de reais do dinheiro do contribuinte. 

(REPÓRTER) Entre as propostas votadas em 2013, Renan Calheiros chamou atenção para as matérias aprovadas depois das manifestações populares no meio do ano. Projetos contra a corrupção foram listados pelo presidente do Senado como uma resposta à voz das ruas. 

(RENAN) Aprovamos a corrupção como crime hediondo, punindo os dois lado da moeda: quem propõe e quem aceita. Aprovamos a perda automática de mandato em caso de condenação por improbidade e crimes contra a administração pública. E o fim da aposentadoria como prêmio para juízes e promotores e condenados. 

(REPÓRTER) Na área social, Renan Calheiros destacou a emenda constitucional que garantiu aos empregados domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores. 

(RENAN) Mais de sete milhões de pessoas foram beneficiadas, a grande maioria mulheres – mulheres lutadoras, que deixaram suas casas, os seus filhos, para cuidar das nossas casas, o que torna ainda mais significativa e justa a nova lei. 

(REPÓRTER) Como outros exemplos de iniciativas aprovadas pelo Senado neste ano, Renan Calheiros mencionou a destinação do dinheiro arrecadado com a exploração do petróleo para a educação e a saúde, a regulamentação da profissão de vaqueiro e a aposentadoria especial para pessoas com deficiência.
24/12/2013, 09h24 - ATUALIZADO EM 24/12/2013, 09h24
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00