Ana Amélia reprova decisão de adiar exigência de itens de segurança em veículos — Rádio Senado

Ana Amélia reprova decisão de adiar exigência de itens de segurança em veículos

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA REPROVOU A DECISÃO DO GOVERNO EM ADIAR A EXIGÊNCIA DE ITENS DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS NACIONAIS.

LOC: ELA AFIRMA SER INACEITÁVEL QUE CIDADÃOS PAGUEM UM ALTO PREÇO PELA FALTA DE SEGURANÇA NO SETOR AUTOMOTIVO. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, criticou a decisão do governo em adiar para 2016 a obrigatoriedade de Air Bags e freio ABS em automóveis de fabricação nacional. A decisão foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que explicou que a exigência desses itens de segurança deve encarecer os veículos entre mil e mil e quinhentos reais, o que pode aumentar a inflação em 2014. A senadora afirmou que a segurança deve ser item prioritário para o governo.
 
(Ana Amélia) Um país com dimensão do Brasil, sétima fabricante mundial de automóveis, precisa se preocupar prioritariamente, com a segurança dos veículos. É inaceitável que continuamos pagando um alto preço, inclusive com a própria vida, pela falta de medidas relacionadas ao setor automotivo, seja na rastreabilidade das autopeças, seja na própria segurança e dos seus equipamentos.
 
(Repórter) Ana Amélia citou ainda dados do Centro de Experimentação e Segurança Viária, que apontam que o uso de air bags pode salvar a vida de aproximadamente quinhentas pessoas por ano e evitar que mais de dez mil fiquem feridas. Além disso, o freio ABS diminui os riscos de acidentes entre 25 e 37%, dependendo do tipo de veículo.
13/12/2013, 02h57 - ATUALIZADO EM 13/12/2013, 02h57
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00