Senado desburocratiza processo de adoção de crianças deficientes — Rádio Senado

Senado desburocratiza processo de adoção de crianças deficientes

LOC: O SENADO DESBUROCRATIZA O PROCESSO DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS DEFICIENTES OU COM ALGUMA DOENÇA CRÔNICA.

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA COM URGÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E AGORA DEVE SER ANALISADA EM PLENÁRIO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) O projeto, já aprovado pela Câmara e de autoria da deputada Nilda Gondim, do PMDB da Paraíba, estabelece a prioridade nos processos de adoção que envolvam crianças ou adolescentes com alguma doença ou deficiência crônica. A deputada lembra que esta atenção preferencial para as pessoas nestes grupos já é um fato comum em diversas instituições e outras partes da Legislação brasileira, tendo inclusive o Conselho Nacional de Justiça já se pronunciado a favor deste tipo de critério. Um dos senadores que apoiaram a aprovação foi Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte. Ele espera que a prioridade concedida estimule a adoção de crianças nesta situação.
 
(Paulo Davim) É impressionante como a gente chega nas creches, e a gente vê as crianças com deficiências, elas são relegadas a um segundo plano. Elas nunca são prioridade na adoção, sempre são mais ou menos esquecidas no tocante à adoção. Por isto que eu acho este projeto um projeto de grande alcance social.
 
(Repórter) O relator na Comissão de Direitos Humanos foi o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que defendeu a iniciativa.

(Paulo Paim) Trata-se de fato de medida necessária, urgente e oportuna, levando-se em conta a realidade desalentadora vivida por estes jovens brasileiros. A criança com deficiência ou com doença crônica somam cerca de 10% dos 80 mil que estão nos abrigos à espera de adoção.
 
(Repórter) O pedido de Urgência na análise deste projeto foi feito pelo senador Paulo Davim.
11/12/2013, 01h31 - ATUALIZADO EM 11/12/2013, 01h31
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00