Senado deve votar garantia de assistência odontológica a pacientes — Rádio Senado

Senado deve votar garantia de assistência odontológica a pacientes

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR AINDA NESTA SEMANA A PROPOSTA QUE GARANTE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA AOS PACIENTES QUE PRECISAM DE AJUDA NA HIGIENIZAÇÃO BUCAL. 

LOC: A MEDIDA TAMBÉM SE ESTENDE AOS PACIENTES ATENDIDOS EM REGIME DOMICILIAR. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM: 

(Repórter) O projeto que garante serviço odontológico a pacientes internados já está pronto para ser votado no plenário do Senado. A proposta obriga os hospitais públicos e privados, de médio e grande portes, a oferecerem assistência odontológica a pacientes internados que necessitem de ajuda para fazer a higiene bucal. Também estão incluídos no grupo pacientes inconscientes, que possuem doenças crônicas e que são atendidos em regime domiciliar. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, foi o relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais e destaca a importância do atendimento odontológico para pacientes internados. Ele lembra que a ação pode evitar, inclusive, a proliferação de infecções. 

(Sérgio Souza) O índice é muito grande de pessoas que morrem nos hospitais por infecções adquiridas pelas vias aéreas, pela boca, por uma falta de tratamento adequado. E é esta a importância deste projeto, lógico, além de colocar uma boa quantidade de dentistas dentro dos hospitais, mas é principalmente a garantia de uma saúde melhor ao cidadão brasileiro. 

(Repórter) Durante o debate na Comissão de Assuntos Sociais, os senadores também aprovaram a substituição da expressão em inglês “home care” pela sua correspondente em português, o equivalente a “regime de atendimento ou de internação domiciliar”.
09/12/2013, 05h30 - ATUALIZADO EM 09/12/2013, 05h30
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00