Senado deve criar medalha para homenagear Nelson Mandela — Rádio Senado

Senado deve criar medalha para homenagear Nelson Mandela

LOC: OS SENADORES PRESTAM HOMENAGEM AO EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, MORTO AOS 95 ANOS. 

LOC: O SENADO DEVE CRIAR UMA MEDALHA ÚNICA A SER ENTREGUE PARA A FAMÍLIA DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A luta pelo fim da discriminação racial e contra a desigualdade social foi citada por diversos senadores como o maior legado do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Ao citar os 27 anos de prisão do Prêmio Nobel da Paz, o senador José Sarney do PMDB do Amapá lembrou que Mandela não transformou o sofrimento em perseguição, revolta, revanche ou vingança, mas em uma política de paz e concórdia. 

(Sarney) Nelson Mandela transcende o tempo porque é uma figura que pertence à história da humanidade pelo fato de que ele não é uma pessoa que se possa identificar como homem, mas como um símbolo. Se pudéssemos numa palavra, e essa palavra ter alma, essa palavra é a conciliação porque mais do que todos ele deu o exemplo da convivência da humanidade entre todas as raças. 

REPÓRTER: O senador Paulo Paim do PT gaúcho, que esteve na África do Sul na época da prisão de Mandela, defendeu a criação de uma medalha única a ser entregue à família de Madiba, como era carinhosamente chamado, como reconhecimento do Parlamento brasileiro a tudo que representa Mandela na história mundial. 

(Paim) Mandela é um símbolo, e símbolos não morrem. É um herói do mundo. As suas idéias e pensamentos ficarão eternamente junto de nós. As gerações futuras lembrarão do que Mandela pregava, que é o combate ao ódio, à intolerância, o respeito a todos, a não discriminação de ninguém. O mundo chora. O mundo está de luto. São lágrimas verdadeiras. Mandela é uma luz, que vem lá do alto e vai continuar nos iluminando. 

REPÓRTER: Nelson Mandela morreu aos 95 anos de idade vítima de complicações respiratórias. O enterro do corpo está previsto para o dia 15 após uma série de homenagens, incluindo um funeral no dia 10 no Estádio de Johanesburgo, onde ocorreu o jogo final da Copa.
06/12/2013, 11h58 - ATUALIZADO EM 06/12/2013, 11h58
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00