CCJ aprova projeto que limita velocidade de motocicletas em 110 km/h — Rádio Senado

CCJ aprova projeto que limita velocidade de motocicletas em 110 km/h

LOC: NENHUMA MOTOCICLETA PODERÁ PASSAR DE 110 QUILÔMETROS POR HORA, INDEPENDENTE DO TAMANHO E DA CILINDRADA. 

LOC: É O QUE ESTABELECE PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA DE FORMA TERMINATIVA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A proposta muda o Código de Transito Brasileiro para incluir entre os equipamentos obrigatórios para motociclistas um dispositivo limitador de velocidade, regulado para a velocidade máxima de cento e dez quilômetros por hora, para todas as motos independente da cilindrada. Outro equipamento obrigatório que seria introduzido, o colete inflável individual, o airbag para motociclistas, foi descartado por sugestão do senador Antonio Carlos Rodrigues, do PR de São Paulo. Isso porque ele considera inviável obrigar motociclistas a comprarem um item que não é fabricado no Brasil e que custa cerca de 1300 reais, preço de algumas das motos mais baratas. 

(Antonio Carlos Rodrigues) O dispositivo limitador de velocidade afigura-se necessário. Quanto ao colete, o airbag, entendemos que há necessidade de uma reflexão mais aprofundada, pois a medida impõe aos motociclistas custos excessivos, que prejudicam importantes atividades econômicas, como as do mototáxi e do motofrete. Porque é um custo absurdo. O colete custa mil e 300 reais, ele vai custar mais caro que uma moto. 

(Repórter) O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, concordou com a necessidade de proteção dos motociclistas, mas questionou a eficácia da limitação da velocidade. Isso porque não há dados que comprovem que as motos que atingem mais que 110 quilômetros por hora são as mais frequentes entre os acidentados. 

(Pedro Taques) O Brasil é o segundo no ranking mundial na taxa de fatalidade em acidentes de trânsito com motocicletas. Eu só tenho uma indagação: existe alguma pesquisa que traga elementos empíricos, fáticos, que revelem que a taxa de acidentes ocorridos com motos que trafegam em velocidade acima de 110 é maior, é menor? Porque eu tenho pesquisas aqui que nós levantamos do Hospital das Clínicas em São Paulo, os dados do SUS. Eu estudei esse caso, eu não encontrei essa pesquisa. 

(Repórter) O senador Taques votou contra a proposta, que foi aprovada de forma terminativa pela Comissão de Constituição e Justiça. O projeto precisa passar por um turno suplementar de votação, o que significa que está aberto para emendas até a próxima reunião. Se até lá não forem apresentadas novas sugestões, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
04/12/2013, 00h59 - ATUALIZADO EM 04/12/2013, 00h59
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