Senadores lamentam desempenho ruim do PIB no terceiro trimestre — Rádio Senado

Senadores lamentam desempenho ruim do PIB no terceiro trimestre

LOC: OS SENADORES LAMENTARAM O BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS VERIFICADO NO TERCEIRO TRIMESTRE. 

LOC: SEGUNDO O IBGE, O PRODUTO INTERNO BRUTO REGISTROU UMA QUEDA DE MEIO PONTO PERCENTUAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A taxa de crescimento do País medida em julho, agosto e setembro foi de menos meio ponto percentual. De acordo com o IBGE, o resultado se deve ao baixo desempenho da agricultura e à redução de investimentos. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, que é da base do governo, lamentou o índice. 

(Romero Jucá) Não é um bom resultado. Isso é um alerta. Temos que aprovar uma legislação necessária para incentivar a produção e o desenvolvimento, desonerar mais as atividades produtivas. Por outro, o governo tem que ter cuidado com o controle fiscal. REP: O vice-líder do PSDB, senador Paulo Bauer, de Santa Catarina, responsabilizou o governo pelo mau desempenho da economia. 

(Paulo Bauer) A desindustrialização crescente do Brasil nos levará a mais anos de crescimento negativo porque estamos importando muitos produtos industrializados, estamos com problemas no câmbio, com gastos elevados no governo e os juros são altos. 

(Repórter) O líder do PT, senador Wellington Dias, do Piauí, afirmou que o resultado já era esperado devido ao bom desempenho do segundo trimestre. Ele avalia que o Brasil fechará o ano com um crescimento superior a 2%. 

(Wellington Dias) No segundo trimestre tivemos um crescimento elevado. Não era fácil prosseguir no terceiro trimestre com crescimento semelhante. Ao contrário de quem era pessimista, já temos 2,4% acumulado de crescimento neste ano e uma perspectiva de termos no último quadrimestre um novo crescimento. 

(Repórter) No acumulado do ano, o País registra um Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas, de 1,8%, resultado alcançado no segundo trimestre.
03/12/2013, 08h29 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 08h29
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00