Senado homenageia personalidades que lutam pelos direitos humanos — Rádio Senado

Senado homenageia personalidades que lutam pelos direitos humanos

LOC: O SENADO HOMENAGEOU PERSONALIDADES QUE LUTAM PELA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL.  

LOC: A COMENDA DOM HELDER CÂMARA FOI ENTREGUE NESTA TERÇA-FEIRA A PESSOAS DE DIFERENTES ÁREAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. OS DETALHES COM O REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Cinco personalidades receberam a Comenda Dom Helder Câmara 2013. Entre elas, o professor gaúcho Claudio Dusik. Portador de atrofia muscular espinhal, doença que deforma o corpo e limita a capacidade de movimentação, ele desenvolveu um software, chamado Mousekey, que permite, por meio de um teclado virtual, que pessoas com limitações como as dele possam se comunicar e escrever. A tecnologia já vem sendo usada gratuitamente por escolas de todo o Rio Grande do Sul, como explicou Dusik. 

(CLAUDIO DUSIK): Ao criar um software que possibilitasse que eu escrevesse, também queria disponibilizar para que outras pessoas também pudessem escrever 

(Palmas). E muitos amigos, familiares às vezes me comentam, "não, mas tu podia estar ganhando dinheiro e ter uma vida mais digna com o teu trabalho", só que daí eu estaria botando preço a um valor que não se paga, que é o valor da dignidade humana (palmas). Hoje são mais de 13.000 pessoas utilizando o aplicativo em mais de 30 municípios. 

(REPÓRTER): Outro homenageado foi o juiz eleitoral Marlon Reis, um dos coordenadores da campanha que resultou na coleta de mais de 1 milhão de assinaturas a favor da Lei da Ficha Limpa. A importância da proposta, aprovada pelo Congresso, foi destacada pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que presidiu a Sessão. 

(PAULO PAIM): Ficou conhecido pela luta em prol da Lei da Ficha Limpa. Lançou o seu livro "O gigante acordado", que trata do momento atual da conjuntura brasileira na questão da compra de votos, e procura explicar o novo projeto da reforma política popular. Conseguiu impor a candidatos a obrigatoriedade de enumerar os financiadores de suas campanhas, antes da data das eleições. 

(REPÓRTER): O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados, Warley Gonçalles, a deputada federal Janete Capiberibe e o atual bispo de Olinda e Recife, dom Antônio Saburido completam a lista dos agraciados. O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, que morreu em 2011, também foi homenageado in memoriam.
03/12/2013, 00h02 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 00h02
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00