Plenário terá de decidir entre duas propostas do PNE — Rádio Senado

Plenário terá de decidir entre duas propostas do PNE

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO TERÁ DE DECIDIR ENTRE DUAS PROPOSTAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 

LOC: O PROJETO, QUE DEFINE METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS, SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Acompanhado de técnicos, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negociou com o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, a proposta final do Plano Nacional de Educação. O projeto define uma série de metas a serem cumpridas no prazo de dez anos. Entre elas estão o aumento da oferta de vagas em creches e universidades públicas, a qualificação dos professores e um investimento mínimo de 10% do Produto Interno Bruto. Vital do Rêgo, que foi relator do PNE na Comissão de Constituição e Justiça, vai retomar a proposta dele durante a votação em Plenário em detrimento do parecer do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. Entre as sugestões dele estão a definição de uma fonte de investimento, o aumento das vagas e a realização de conferências estaduais e municipais de educação. 

(Vital do Rêgo) É uma emenda que vai trazer as linhas do nosso pensamento com relação ao nosso relatório na CCJ. Assumimos mais da metade das modificações feitas pelo senador Álvaro Dias na Comissão de Educação. Mantivemos a coluna-mestre do meu relatório.  

(Repórter) O senador Álvaro Dias afirmou que acatou mais de cem sugestões de mudanças ao relatório. Ao comentar a estratégia do governo de tentar derrubar o parecer dele, o vice-líder do PSDB acusou a base aliada de buscar uma proposta fictícia. 

(Alvaro Dias) O que querem não é um plano a ser executado. É uma manifestação de intenções a ficar no papel. Porque quando retiram todos os instrumentos de avaliação, monitoramento e responsabilização, afirma-se que não é para valer, que é uma enganação. É esse o debate que vai se travar. 

(Repórter) O Plano Nacional de Educação deverá ser votado na quarta-feira, dia 11.
03/12/2013, 08h23 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 08h23
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00