CAE aprova empréstimos de US$ 434 milhões para estados e municípios — Rádio Senado

CAE aprova empréstimos de US$ 434 milhões para estados e municípios

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU SEIS EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS NESTA TERÇA-FEIRA, TRÊS DELES PARA A CAPITAL MINEIRA, BELO HORIZONTE. 

LOC: OS PEDIDOS SEGUEM PARA A VOTAÇÃO, EM REGIME DE URGÊNCIA, NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os seis pedidos de autorização de empréstimos internacionais para estados e municípios chegam a um valor global de 434 milhões de dólares. Belo Horizonte deverá receber a maior parte dos recursos, 330 milhões, em três operações com diferentes instituições multilaterais de crédito. Os outros empréstimos são para a Bahia, o Amazonas e o município de Cascavel, no Paraná. Normalmente os financiamentos externos demoram pelo menos uma semana para serem votados no Senado, mas o senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, explicou que o fim de ano exigiu a análise mais rápida das matérias. Ele citou ato da Comissão de Assuntos Econômicos que prevê exceções para não prejudicar a tomada de empréstimos. 

(DORNELLES): Todos nós sabemos que todas essas operações são com bancos internacionais, cujo exercício termina agora. então tínhamos que tomar decisão, ou aplicávamos o parágrafo ou não tinha operação. O exercício desses bancos internacionais termina agora em dezembro, praticamente já terminou. 

(REPÓRTER): Os empréstimos internacionais para Belo Horizonte, Bahia, Amazonas e Cascavel são para projetos nas áreas de saneamento, melhoria do perfil da dívida, recuperação ambiental, turismo e desenvolvimento integrado.
03/12/2013, 00h23 - ATUALIZADO EM 03/12/2013, 00h23
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00