CAS debate inclusão da fisioterapia entre serviços da medicina do trabalho — Rádio Senado

CAS debate inclusão da fisioterapia entre serviços da medicina do trabalho

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA A INCLUSÃO DA FISIOTERAPIA ENTRE OS SERVIÇOS DE MEDICINA DO TRABALHO. 

LOC: A IDEIA É QUE TODA EMPRESA PÚBLICA OU PRIVADA TENHA FISIOTERAPEUTAS PARA AJUDAREM A EVITAR E TRATAR DOENÇAS DO TRABALHO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Na prática, a inclusão da fisioterapia nos chamados Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho / obrigaria as empresas e órgãos públicos com empregados pelo regime celetista a contratar fisioterapeutas.// A norma que trata desse tema estabelece que a contratação de profissionais como médicos, enfermeiros, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho / tem o objetivo de reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.// A representante do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Patrícia Branco, explicou que a especialidade não vai se chocar com as que já existem. 

(Patrícia Rossafa Branco) O nosso objetivo é somar. Nenhum interesse existe por parte da fisioterapia em atuar no diagnóstico clínico. Nenhum interesse existe da fisioterapia, nem competência, para atuar na relação de segurança do trabalho. O nosso objetivo é gerar produtividade com saúde. Em nenhum momento o nosso interesse é o de criar um ônus a mais. 

(Repórter) O representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Rinaldo Marinho,/ antecipou que a norma pode ser flexibilizada,/ e que a fisioterapia pode ajudar as empresas a cumprirem cotas de contratação de pessoas com deficiência. 

(Rinaldo Marinho) Se a gente tiver uma reabilitação profissional que funcione e que dê condições pro trabalhador acidentado, pro trabalhador que foi acometido por uma doença relacionada ao trabalho pra ele ser reinserido efetivamente no mercado de trabalho, a gente vai ter muito mais profissionais para serem contratados por essas empresas para que elas possam cumprir a cota. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul,/ acredita que a inclusão da fisioterapia é boa para os trabalhadores,/ mas ele é contrário à contratação obrigatória. 

(Waldemir Moka) Essa coisa não pode ser impositiva pra onerar. Essas coisas não funcionam. Ao invés de penalizar, ao contrário, você tem que estimular dando alguma coisa de benefício pra empresa que contratar. Porque ações preventivas, elas é que vão resolver. E pra empresa, se faz uma prevenção, você vai diminuir o seu número de aposentados, de ações trabalhistas. Enfim, só tem ganho. 

(Repórter) Essa foi a primeira audiência pública no Senado sugerida pela sociedade por meio do portal E-Cidadania.// O tema teve o apoio de mais de dez mil pessoas.
28/11/2013, 04h44 - ATUALIZADO EM 28/11/2013, 04h44
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00