Investimentos em energia nuclear podem ser interrompidos por 30 anos — Rádio Senado

Investimentos em energia nuclear podem ser interrompidos por 30 anos

LOC: A SUSPENSÃO NOS INVESTIMENTOS EM ENERGIA NUCLEAR DURANTE 30 ANOS PROVOCA POLÊMICA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA.

LOC: A PROPOSTA FOI DISCUTIDA POR SENADORES E REPRESENTANTES DO GOVERNO NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO, E O REPÓRTER SERGIO VIEIRA TRAZ OS DETALHES:  

TEC: Está em discussão no Senado o projeto de Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que suspende durante 30 anos investimentos na construção de novas usinas nucleares no Brasil. O senador defende que o país explore com mais eficiência seu potencial hidráulico, além de investir mais nas energias eólica e solar, todas renováveis e sem riscos de tragédias radioativas. Mas Cristovam deixa claro que a moratória seria apenas na construção das usinas. As pesquisas científicas seriam mantidas. Os representares do Governo que participaram da reunião na Comissão de Infraestrutura - Altino Ventura, pelo Ministério das Minas e Energia, e Othon Pinheiro, presidente da Eletrobrás - afirmaram que a moratória nos investimentos em energia nuclear iria encarecer muito a produção, e que a segurança nas usinas brasileiras é excelente. A maioria dos senadores que participou da reunião concordou com a opinião dos técnicos do Governo, entre eles, Lobão Filho, do PMDB do Maranhão. 

(LOBÃO FILHO): Não impedindo, simplesmente impedindo através de uma decisão desta Casa aqui, que o Brasil tenha como alternativa a energia nuclear. Estas coisas me assustam muito, nós vamos agora ficar delirando com fontes alternativas de biomassa e não sei o que, que não tem escala nenhuma pra atender um país do tamanho do Brasil, que hoje tem uma matriz de 120 mil mega, e é insuficiente quando a gente acha que deveria ter 200 mil mega aqui. E vamos tratar de tirar uma das alternativas? 

(REP): O arquiteto Francisco Whitaker, membro da Coalizão por um Brasil livre de Usinas Nucleares, também presente ao encontro, acredita que a questão da segurança deste tipo de energia não é bem esclarecida, e isto a nível mundial. 

(FRANCISCO WHITAKER): Acidente nuclear expande radioatividade. Por quanto tempo? Ninguém sabe. Quando houve o acidente de Chernobyl, aquela nuvem radioativa cobriu a Europa toda, aqui no Brasil tivemos problemas com leite contaminado da Irlanda, que chegou aqui. O que está acontecendo em Fukushima agora? Não conseguem segurar a radioatividade. 

(REP): O relator do projeto é Roberto Requião do PMDB do Paraná.
27/11/2013, 11h29 - ATUALIZADO EM 27/11/2013, 11h29
Duração de áudio: 02:07
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00