TVs comunitárias cobram espaço de divulgação no sistema digital — Rádio Senado

TVs comunitárias cobram espaço de divulgação no sistema digital

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU NESTA SEGUNDA-FEIRA A POSSIBILIDADE DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS CONTAREM COM UM ESPAÇO PARA A DIVULGAÇÃO DE SUAS IDEIAS NO SISTEMA DIGITAL DE TV. 

LOC: O CANAL DA CIDADANIA PODE SIGNIFICAR ACESSO BARATO AO SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO DE SONS E IMAGENS EM TECNOLOGIA DIGITAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O Sistema Brasileiro de TV Digital reserva quatro canais para a União: um para o Poder Executivo divulgar seus atos, um para a educação, outro para cultura e ainda o Canal da Cidadania. Esse espaço pode ser utilizado por estados, municípios e mesmo por associações comunitárias. O Ministério das Comunicações já abriu processo para selecionar interessados no Canal da Cidadania. Uma vantagem para pequenas prefeituras e associações, de acordo com o ministério, é a possibilidade de utilizar a infraestrutura fornecida pelo governo para a veiculação dos programas. Representantes de emissoras comunitárias, que participam em Brasília de um fórum sobre a criação de canais comunitários nos municípios, pediram recursos e apoio para a efetiva utilização do Canal da Cidadania. Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita, senadora do PT do Espírito Santo, é uma questão de democratização dos meios de comunicação. 

(ANA RITA): Precisamos de fato ter uma comunicação que não seja apenas a das TVs comerciais. Precisamos alterar esse quadro, democratizar os meios de comunicação, para que chegue a todas as pessoas, nos mais diferentes cantos desse País e de uma forma que seja o resultado de uma comunicação de fato cidadã, fruto de um processo construído inclusive nas próprias comunidades. 

(REP): O Canal da Cidadania vai aproveitar os recursos de multiprogramação da TV digital e oferecer, na prática, quatro canais em um só. O primeiro para o poder público municipal, o segundo para o poder estadual e os outros dois para associações comunitárias. Neste primeiro momento, o Ministério está selecionando os pedidos de prefeituras. Depois, será a vez de governos estaduais e, então, as associações comunitárias.
18/11/2013, 00h37 - ATUALIZADO EM 18/11/2013, 00h37
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00